Expansão da educação superior, universidade e formação de professores no Pará e Rio Grande do Norte.

Autores

  • Arlete Maria Monte de Camargo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Políticas de expansão da educação superior – Organização institucional - Formação de professores

Resumo

O artigo volta-se para a análise da expansão da educação superior em cursos de formação de professores pelas universidades. Procura comparar a realidade dos estados do Pará e Rio Grande do Norte, através de dados estatísticos no período compreendido entre 2003 a 2010, a partir de consulta à base de dados do INEP. Os resultados evidenciam a expansão dos cursos de formação de professores considerando o total de matrículas e vagas ofertadas, dados que indicam uma mudança na centralidade da tarefa de formar professores nas universidades, por outras formas de organização institucionais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Desde outubro de 2015 é Professora Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo suas funções no Instituto de Ciências da Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente-  GESTRADO. Coordena no PPGED a linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Pedagógicas. Pesquisadora da Rede Universitas BR. Temas privilegiados: educação superior, formação de professores e currículo, planejamento educacional na educação básica, avaliação educacional e didática.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-05-2023

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS

Como Citar

1.
Expansão da educação superior, universidade e formação de professores no Pará e Rio Grande do Norte. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 15º de julho de 2025];32(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21271

Artigos Semelhantes

1-10 de 1500

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.