Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula

Autores

  • Sheila Alves Almeida Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

divulgação científica

Resumo

Este trabalho trata dos modos de uso e apropriação da revista Ciência Hoje das Crianças em uma turma de séries iniciais do Ensino Fundamental. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin e Vygotsky acerca da interação verbal e na “memória pedagógica” sobre os acontecimentos de sala de aula. As análises apontam que o uso da revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula faz circular a linguagem de divulgação científica. Ressalta-se, a importância da revista nas aulas de Ciências dado o nível de envolvimento das crianças e da professora, a aprendizagem de conteúdos de ciências e a qualidade da participação de todos durante a experiência pedagógica com o periódico. Entretanto, essa postura não é construída espontaneamente e está relacionada, entre outras coisas, ao acesso à revista na sala de aula e à forma como as atividades de ensino foram conduzidas pela professora.

Biografia do Autor

  • Sheila Alves Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto
    Possui graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005) e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Atua principalmente nos seguintes temas: ciências nas séries iniciais, divulgação científica para crianças, divulgação científica, formação de professores,ensino de Biologia, interações discursivas e modelos didáticos. Atualmente é Professora Adjunta I, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21277