NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA

Autores

Palavras-chave:

educação infantil, práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender as manifestações afetivas e as possibilidades dialógicas na relação professor-bebê na creche, considerando-as como centrais na ação pedagógica. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no berçário de uma creche pública numa capital brasileira, onde foram descritas e analisadas práticas pedagógicas na perspectiva da discussão das peculiaridades da docência com bebês. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Mikhail Bakhtin e Henri Wallon, de modo especial, nos conceitos de dialogia e afetividade. Na pesquisa, os momentos de cuidado corporal destacaram-se como ocasiões privilegiados de produção dialógica e manifestação afetiva onde expressões corporais e verbais entrelaçavam-se nos modos dos bebês afetarem os adultos e serem por eles afetados. O estudo indica que a intencionalidade pedagógica no berçário envolve a atenção para as iniciativas dos bebês, além da qualidade relacional do trabalho cotidiano. 

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Biografia do Autor

  • Daniela Oliveira Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    UFRJ Faculdade de Educação Departamento de Didática Educação Infantil

  • Rachel Arenari Razuk, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduada Pedagogia UFRJ 

    Mestranda Educação PPGE /UFRJ

Publicado

30-05-2023

Como Citar

1.
NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];34. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314