O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?

Autores

  • Eveline Vieira Costa UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Élida Luberiaga UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Leôncio Castelo Branco UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

transformismo algébrico, álgebra elementar, discurso matemático

Resumo

O método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Vieira Costa, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Educação Área de Psicologia Profissional

Élida Luberiaga, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Matemática

José Leôncio Castelo Branco, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Matemática

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Costa, E. V., Luberiaga, Élida, & Branco, J. L. C. (2023). O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319