O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?

Autores/as

  • Eveline Vieira Costa UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Élida Luberiaga UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Leôncio Castelo Branco UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

transformismo algébrico, álgebra elementar, discurso matemático

Resumen

O método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados.

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Biografía del autor/a

  • Eveline Vieira Costa, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Departamento de Educação Área de Psicologia Profissional
  • Élida Luberiaga, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Departamento de Matemática
  • José Leôncio Castelo Branco, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Departamento de Matemática

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

1.
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?. edur [Internet]. 2023 May 30 [cited 2025 Dec. 25];34. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319