Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia

Autores

  • AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA TUNDIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Janine Kieling Monteiro UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Anelise Schaurich dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Franciele Santiago Dalenogare Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

psicodinâmica do trabalho, setor público, trabalho docente, universidades

Resumo

A pesquisa procurou identificar estratégias de mediação no trabalho utilizadas por docentes de Ensino Superior Público, na região amazônica. Além de aspectos positivos, dificuldades no trabalho e sugestões para amenizá-las. Estudo descritivo, de análise mista com frequência e análise de conteúdo. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e laboral com 52 docentes, que identificaram como positivo: ter relações satisfatórias com colegas (33%), possibilidades em pesquisa, ensino e extensão (31%), a flexibilidade no horário (23%) e a relação estabelecida com os alunos (19%). E como dificuldades os problemas na infraestrutura da Instituição (59,7%), nas relações socioprofissionais (50%), a sobrecarga de trabalho (19,2%), e a burocracia no fluxo de serviços administrativos (15,4%). As estratégias defensivas frequentes foram racionalização, isolamento e compensação.Apesar do uso de estratégias, os docentes não têm conseguido modificar o contexto de trabalho marcado pelo baixo número de docentes em atividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA TUNDIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Psicóloga da Universidade Federal do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação; Mestre em Psicologia Clínica - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Janine Kieling Monteiro, UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Doutora em Psicologia; Professora da Graduação e do PPG em Psicologia da Unisinos

Anelise Schaurich dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFSM), Especialista em Gestão em Saúde (UFSM)

Franciele Santiago Dalenogare, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em Psicologia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

TUNDIS, A. G. O., Monteiro, J. K., dos Santos, A. S., & Dalenogare, F. S. (2023). Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323