LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)

Autores

Palavras-chave:

letramentos, educação musical, ensino de inglês.

Resumo

Neste texto buscamos rastrear possibilidades e reflexões de ação docente, a partir do que denominamos de “letramentos musicais” para o ensino de LE (inglês). O estudo implementado é de cunho qualitativo, interpretativista e tem como método o estudo de caso realizado numa escola pública estadual do interior de Goiás, envolvendo três professoras do idioma e quatro alunos de três diferentes turmas de primeiro ano do ensino médio. Compõem a geração e interpretação do material empírico o estágio obrigatório docente, os relatos colhidos dos participantes via entrevista semiestrutura e questionário. Os resultados sugerem a urgência de eventos de letramento musical docente em sala de aula de LE (inglês), no sentido de garantir a aprendizagem linguística integrada à musical de alunos, com reflexões sobre música enquanto texto, prática discursiva e prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helvio Frank de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

É licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e em Pedagogia pela Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (2014), especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (2006) e em Estudos Linguísticos e o Ensino de Português pela Universidade Estadual de Goiás (2008), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2010) e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013). Concluiu estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada no PPGLA/UnB (2014), onde também atuou como docente colaborador durante dois anos (2014-2016). É docente efetivo na Universidade Estadual de Goiás desde 2007. No Câmpus Itapuranga, desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas graduações e na pós-graduação lato sensu, e exerce o cargo de coordenador pedagógico. Também integra o quadro de professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (Câmpus CSEH - Anápolis) e em Língua, Literatura e Interculturalidade (Câmpus Cora Coralina - Cidade de Goiás) da instituição. É líder do grupo de pesquisa "DIVERSO - Discursos de Diversidade, Diferença, Valorização e Resistência Sociais" (UEG), regularmente cadastrado no CNPq. Interessa-se por pesquisas na área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação linguística crítica, estudos de(s)coloniais e diversidade.

JOSÉ CACILDO VIEIRA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Possui graduação em Sound Technology pelo Toronto Film School(2004), curso-tecnico-profissionalizante em Digital Photography pela George Brown College(2012) e graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2017)

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Oliveira, H. F. de, & SILVA, J. C. V. (2023). LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS). Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21324