A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
Palavras-chave:
universidade, extensão universitária, educação básica, jornada escolar ampliadaResumo
Este artigo discute a relação entre a universidade e a educação básica no contexto da extensão universitária e das políticas de ampliação da jornada escolar. Estuda-se o Programa Escola Integrada da Universidade Federal de Minas Gerais, que consistia em uma ação de extensão da Universidade junto à política de ampliação da jornada escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. São identificados os pressupostos que orientam o estudo a partir da discussão da interação dialógica entre a universidade e a sociedade e o contexto de formulação atual das referidas políticas no Brasil. O Programa é caracterizado com ênfase em seu histórico, funcionamento e abrangência. Gestores na Universidade e na Secretaria e professoras comunitárias de três escolas participantes apresentam suas percepções sobre o papel das instâncias envolvidas e as relações estabelecidas. Os dados colhidos por meio de pesquisa documental e entrevistas evidenciam alguns limites e contribuições dessas relações.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.