A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR

Autores

  • Natália Fraga Carvalhais Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Savana Diniz Gomes Melo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

universidade, extensão universitária, educação básica, jornada escolar ampliada

Resumo

Este artigo discute  a relação entre a universidade e a educação básica no contexto da extensão universitária e das políticas de ampliação da jornada escolar. Estuda-se o Programa Escola Integrada da Universidade Federal de Minas Gerais, que consistia em uma ação de extensão da Universidade junto à política de ampliação da jornada escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. São identificados os pressupostos que orientam o estudo a partir da discussão da interação dialógica entre a universidade e a sociedade e o contexto de formulação atual das referidas políticas no Brasil. O Programa é caracterizado com ênfase em seu histórico, funcionamento e abrangência. Gestores na Universidade e na Secretaria e professoras comunitárias de três escolas participantes apresentam suas percepções sobre o papel das instâncias envolvidas e as relações estabelecidas. Os dados colhidos por meio de pesquisa documental e entrevistas evidenciam alguns limites e contribuições dessas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Fraga Carvalhais Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Graduada em Pedagogia pela FaE /UFMG (2009). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITÁTS e do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão – Territórios, Educação Integral e Cidadania TEIA/FaE/UFMG. 

Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coordenadora da Linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Universitátis/FaE/UFMG; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FaE/UFMG); da Rede de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado); e da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Coordenadora de Projetos de Pesquisas financiados por órgãos estaduais de fomento (Fapemig). 

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Fraga Carvalhais Oliveira, N., & Diniz Gomes Melo, S. (2023). A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21328