A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
Keywords:
universidade, extensão universitária, educação básica, jornada escolar ampliadaAbstract
Este artigo discute a relação entre a universidade e a educação básica no contexto da extensão universitária e das políticas de ampliação da jornada escolar. Estuda-se o Programa Escola Integrada da Universidade Federal de Minas Gerais, que consistia em uma ação de extensão da Universidade junto à política de ampliação da jornada escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. São identificados os pressupostos que orientam o estudo a partir da discussão da interação dialógica entre a universidade e a sociedade e o contexto de formulação atual das referidas políticas no Brasil. O Programa é caracterizado com ênfase em seu histórico, funcionamento e abrangência. Gestores na Universidade e na Secretaria e professoras comunitárias de três escolas participantes apresentam suas percepções sobre o papel das instâncias envolvidas e as relações estabelecidas. Os dados colhidos por meio de pesquisa documental e entrevistas evidenciam alguns limites e contribuições dessas relações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.