Em letras e ritmos: visões de escola, educação e trabalho no samba brasileiro (1930-1950

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Samba, Radiodifusão, Cultura Popular

Resumo

Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte histórica que permite o acesso a formas de pensar e sentir dos grupos populares quanto à escola e à educação, entre os anos 1930 e 1950, período em que esses sambas alcançaram sucesso por meio do rádio. Conclui que essas composições, mesmo tematizando sujeitos ou situações singulares, foram exercícios sonoros de crítica social e educação política, com a constância de certas tópicas: denúncia das desigualdades educacionais e escolares, do preconceito contra o analfabeto, conflito entre cultura letrada e cultura popular e, por fim, uma postura anti-intelectualista que desdenhava dos saberes escolares vistos como pouco úteis diante das urgências da vida cotidiana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ângela Borges Salvadori, Universidade de São Paulo

Graduada e Mestre em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (1985 e 1989, respectivamente). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp junto ao Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (2000). Docente do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas focam diferentes sujeitos, tempos, espaços e práticas formativas no diálogo com a história social inglesa, destacando o tema da educação das classes populares e das relações entre história e memória. 

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Salvadori, M. Ângela B. (2023). Em letras e ritmos: visões de escola, educação e trabalho no samba brasileiro (1930-1950. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21334