EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM PANORAMA DO COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Direitos humanos, Universidade, Compromisso social

Resumo

Este artigo busca debater o compromisso social da universidade pública sob a perspectiva da Educação em Direitos humanos (EDH), identificando alguns desafios que dificultam a concretização da EDH nestas instituições. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura científica acerca dos direitos humanos e do ensino superior brasileiro, bem como uma análise das legislações acerca da EDH, buscando compreender como a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que as universidades públicas ainda precisam enfrentar alguns desafios para que a concretização das propostas da EDH ocorra. Alguns destes são debatidos neste trabalho, tais como os processos de mercantilização da universidade pública e a privatização do ensino superior; a fragilidade da integração entre ensino, pesquisa e extensão; as dificuldades de se estabelecer uma conexão mais sistemática e profícua entre com segmentos e classes sociais mais pobres e com direitos violados; e as dificuldades na democratização do acesso à universidade.

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Biografia do Autor

Thais Aparecida Dibbern, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (2016).

Evandro Coggo Cristofoletti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e mestrado em Política Científica e Tecnológica pela mesma universidade (2016).

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas e dos Programas de
Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e em Política Científica e Tecnológica, ambos da
Unicamp. Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de
Campinas (2008)

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Dibbern, T. A., Cristofoletti, E. C., & Serafim, M. P. (2023). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM PANORAMA DO COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21340