OS GÊNEROS TEXTUAIS EM AVALIAÇÕES DO ENADE DE LETRAS E EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Andreia Rezende Garcia-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar instrumentos de avaliação a que são submetidos os alunos formados pelo curso de Letras. Na análise, foram destacados os gêneros textuais (BRONCKART, 2006; 2010) presentes nas questões, o domínio discursivo (MARCUSCHI, 2008) a que pertencem e as capacidades de linguagem (DOLZ, 2015; CRISTOVÃO e LENHARO, no prelo) por elas mobilizadas. Os resultados revelam que a diversidade textual é imperativa nas avaliações, sobretudo nas provas do ENADE e nos concursos do Estado de Minas Gerais, assim como também são diversos os domínios discursivos a que pertencem os textos e as capacidades de linguagem exigidas. A partir de então, apontamos para a necessidade de os cursos de formação para a docência em Língua Portuguesa estabelecerem um diálogo com as orientações curriculares para o ensino dessa disciplina e com as demandas profissionais dos egressos do curso, considerando a configuração dos instrumentos de avaliação investigados nesta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Rezende Garcia-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF, com atuação nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e no Programa de Pós-graduação em Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores, Trabalho docente, Ensino de Língua Portuguesa e Gêneros Textuais.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Garcia-Reis, A. R. (2023). OS GÊNEROS TEXTUAIS EM AVALIAÇÕES DO ENADE DE LETRAS E EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21343

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.