E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!: (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS

Autores

  • Patricia Petitinga Silva Universidade Federal da Bahia
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Identidade, Negociação de significados, Imaginação, Ensino de Ciências, Docência

Resumo

O estudo objetivou descrever experiências negociadas em trajetórias diversas para entender como elas forjam situações em que é possível imaginar-se uma professora que ensina Ciências. Nessa pesquisa autobiográfica, em que a história de vida é utilizada como dispositivo de investigação, apresentamos a imaginação como um componente importante de nossa experiência no mundo, a qual possibilita-nos criar novas relações, ampliando nosso eu e transcendendo o tempo e o espaço. Sustentamos que, na participação em comunidades sociais, como as comunidades escolares de que as/os professoras/es são membros, significados são (re)negociados na relação com as/os outras/os, conduzindo-as/os a experiências de aprendizagem da docência que permite-as/os imaginar-se no mundo, (des)construindo identidades docentes de pertencimento a essas comunidades. Como pertencemos, simultaneamente, a muitas comunidades diferentes, (des)construímos múltiplas identidades ao longo de nossas trajetórias, em um movimento contingente em que vamos assumindo vertentes de nossas identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Petitinga Silva, Universidade Federal da Bahia

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e em Educação (UFBA).

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e em Educação (UFBA).

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB).

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Silva, P. P., de Oliveira, A. M. P., & de Souza, E. C. (2023). E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!: (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21345