COMO CRIANÇAS ALFABETIZADAS COM O MÉTODO FÔNICO RESOLVEM TAREFAS QUE AVALIAM A CONSCIÊNCIA FONÊMICA?

Autores

  • Silvia de Sousa Azevedo Aragão Universidade Federal de Pernambuco
  • Artur Gomes de Morais Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

educação, alfabetização, consciência fonológica

Resumo

A pesquisa discute a relação entre várias habilidades de consciência fonêmica e os desempenhos de leitura apresentados por 20 crianças concluintes do primeiro ano, que tinham alcançado uma hipótese alfabética e eram ensinadas em escolas públicas com um método fônico. Elas foram submetidas a nove tarefas de consciência fonêmica e a três tarefas de leitura (de palavras, de frases e de texto). Na maioria das tarefas de consciência fonêmica houve um desempenho médio inferior ou igual a 60%. Ao lerem, os aprendizes revelaram um bom desempenho apenas na leitura de palavras que apresentou correlação com poucas habilidades de consciência fonêmica. As análises qualitativas revelaram que as crianças pensavam predominantemente sobre letras ou sílabas e quase não verbalizavam fonemas. Nossas evidências levam a questionar a relevância de um ensino que priorize o treino isolado da pronúncia de fonemas como requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita em Português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente, cursa o doutorado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (Ingresso 2017) é coordenadora educacional da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, professora do ciclo de alfabetização da Prefeitura Municipal de Recife e formadora de professores e supervisores da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Além disso, atua como professora, no curso de Pedagogia, na faculdade Metropolitana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e linguagem.

Artur Gomes de Morais, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Obteve graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996). Fez pós-doutorado na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris (2005). Em 2011 fez um segundo pós-doutorado na UFMG e, em 2015, outro na UPEC-Paris. É professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua também no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem e na Pós-Graduação em Educação . Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: psicolinguística, didática da língua portuguesa, alfabetização, formação do professor e psicologia da educação.

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Aragão, S. de S. A., & Morais, A. G. de. (2021). COMO CRIANÇAS ALFABETIZADAS COM O MÉTODO FÔNICO RESOLVEM TAREFAS QUE AVALIAM A CONSCIÊNCIA FONÊMICA?. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21428

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS