RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS CONCEITUAIS DE ESCRITA E ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS

Autores

  • Sara Mourão Monteiro
  • Margarida Alves Martins ISPA-Instituto Universitário; Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA)

Resumo

Os níveis conceituais da escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), revelam o processo evolutivo da compreensão do princípio alfabético pelas crianças. Por outro lado, as teorias sobre a aprendizagem da leitura revelam as estratégias de reconhecimento de palavras. Visando analisar a relação entre os níveis conceituais de escrita e as estratégias de leitura de palavras compostas por sílabas de estruturas CV, CCV e CVC, aplicou-se testes de leitura e de escrita de palavras em 47 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que a evolução da compreensão do princípio alfabético promovem avanços na leitura de palavras compostas por sílabas CV e a formação do léxico ortográfico; e que o confronto com as estruturas silábicas CVC e CCV contribui para que o sistema de análise sequencial das letras no reconhecimento da palavra se modifique, ampliando a percepção das crianças sobre a complexidade das estruturas fonológicas dos segmentos silábicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Mourão Monteiro

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Faculdade de Educação

Didática; Educação Infantil; Alfabetização e letramento 

Margarida Alves Martins, ISPA-Instituto Universitário; Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA)

Margarida Alves Martins. Concluiu a Agregação - em 2006. É Professor Catedrático - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 58 artigos em revistas especializadas e 66 trabalhos em actas de eventos, possui 16 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 166 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 1 em Portugal. Orientou 10 teses de doutoramento e co-orientou 5, orientou 106 dissertações de mestrado e co-orientou 3 nas áreas de Psicologia e Ciências da Educação. Entre 1984 e 2009 participou em 8 projectos de investigação, sendo que coordenou 4 destes. Actualmente coordena 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 89 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Monteiro, S. M., & Martins, M. A. (2021). RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS CONCEITUAIS DE ESCRITA E ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21429

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS