A SALA DE AULA REVISITADA

A INOVAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DA COMUNICAÇÃO

Autores

  • Daniel Hernández Gutiérrez Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Lerma

Palavras-chave:

ESPAÇOS EDUCACIONAIS, COMUNICAÇÃO, SALA DE AULA, INOVAÇÃO

Resumo

Nas últimas duas décadas, houve um crescente interesse na questão dos espaços educacionais, devido a projetos empíricos que vêm ganhando espaço e têm sido adotados em diversas instituições de ensino em todo o mundo. No entanto, há poucas contribuições que podem ser subtraídas do campo comunicativo ao examinar os fundamentos teóricos conceituais deste tema. Este texto é uma revisão crítica dos estudos dos espaços educacionais, com o objetivo de incorporar alguns elementos de comunicação ao debate acadêmico e, assim, fortalecer os marcos interpretativos desse fenômeno. A metodologia proposta é o corte documental por meio da análise discursiva e observação de quatro projetos relacionados à inovação em sala de aula. Principalmente, nota-se que estão sendo feitos esforços para mudar o modelo comunicativo unidireôno ou análogo – metaforicamente falando – que prevalece nas salas de aula convencionais, além de fomentar espaços principalmente ligados à cultura digital expressa nos modos de interação e apropriação dos jovens. Nesse sentido, a comunicação educacional foi capaz de proporcionar amplas conceituações para enriquecer a pesquisa sobre espaços educacionais.

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Biografia do Autor

Daniel Hernández Gutiérrez, Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Lerma

Es profesor investigador Titular B de tiempo completo en la Universidad Autónoma Metropolitana unidad Lerma. Es Doctor en Ciencias Políticas con orientación en Ciencias de la Comunicación por la UNAM. Maestro en Comunicación con Medios Virtuales por el Instituto de Investigación en Comunicación y Cultura (ICONOS). Fungio como Jefe del Departamento de Estudios Culturales de la UAM Lerma (junio de 2016 a mayo de 2020). Está certificado como asesor en línea para cursos de educación a distancia por el Bachillerato a Distancia de la UNAM. Desde el 2016 es Coordinador Académico del Seminario Mediaciones, Narrativas y Artefactos (MeNTe), que organiza el Departamento de Estudios Culturales. Participó en el diseño curricular de la Licenciatura en Educación y Tecnologías Digitales de la UAM Lerma. Realizó el diseño tecnopedagógico del proyecto Aula Colaborativa de la UAM Lerma. Es presidente del "Comité de Espacios" de la Red de Innovación Educativa y Apropiación Tecnológica (INEDAT).
Sus principales líneas de investigación son: espacios educativos, cultura digital y comunicación educativa.

Publicado

2021-04-26

Edição

Seção

Dossiê temático: Alfabetização e Letramento no Campo Educacional