A SALA DE AULA REVISITADA
A INOVAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
ESPAÇOS EDUCACIONAIS, COMUNICAÇÃO, SALA DE AULA, INOVAÇÃOResumo
Nas últimas duas décadas, houve um crescente interesse na questão dos espaços educacionais, devido a projetos empíricos que vêm ganhando espaço e têm sido adotados em diversas instituições de ensino em todo o mundo. No entanto, há poucas contribuições que podem ser subtraídas do campo comunicativo ao examinar os fundamentos teóricos conceituais deste tema. Este texto é uma revisão crítica dos estudos dos espaços educacionais, com o objetivo de incorporar alguns elementos de comunicação ao debate acadêmico e, assim, fortalecer os marcos interpretativos desse fenômeno. A metodologia proposta é o corte documental por meio da análise discursiva e observação de quatro projetos relacionados à inovação em sala de aula. Principalmente, nota-se que estão sendo feitos esforços para mudar o modelo comunicativo unidireôno ou análogo – metaforicamente falando – que prevalece nas salas de aula convencionais, além de fomentar espaços principalmente ligados à cultura digital expressa nos modos de interação e apropriação dos jovens. Nesse sentido, a comunicação educacional foi capaz de proporcionar amplas conceituações para enriquecer a pesquisa sobre espaços educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.