O ESPAÇO ARQUITETÔNICO E O REGULAMENTO DOS ÓRGÃOS DAS CRIANÇAS: AS SALAS DE AULA, NO FIM DO SÉCULO XIX E COM O INÍCIO DO SÉCULO XX
Palavras-chave:
: salas de aula, porfiriato, espaço arquitetônico, corpo da criança.Resumo
Os anos noventa do século XIX representaram um momento importante para a educação no México, impulsionado por um grupo de professores, higienistas, médicos, arquitetos e educadores que consideraram e promoveram mudanças no ensino fundamental. Uma dessas mudanças ocorreu no campo do espaço escolar, ou seja, na construção de prédios escolares. O objetivo deste artigo é enquadrado em um contexto de modernização promovido pelo governo Porfirio Díaz (1876-1911), e busca estudar a transformação que o espaço escolar sofreu, focalizando a análise nas salas de aula, onde a criança passou um período importante de sua vida e onde a ordem do comportamento das crianças foi dada. O prédio da escola foi concebido como um espaço de proteção e treinamento para o corpo da criança, acompanhado por móveis, material escolar e livros didáticos. A redação desta obra conta com o apoio de fontes do Arquivo Histórico da Cidade do México, Filial, Instrução Pública, Planos escolares; Hemeroteca da Universidade Nacional Pedagógica, México; Biblioteca de Jornal Digital (UNAM).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.