SEMIOSES IDENTITÁRIAS: RETRATOS DA MODA NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Moda e educação, Identidade, Uniforme escolar, Espaço escolar.

Resumo

O vestuário, os acessórios e o próprio comportamento fazem parte do universo da moda e se manifestam como um significativo aspecto da linguagem de comunicação pessoal, refletindo no percurso histórico-social de cada sujeito. Presente em todos os espaços, a moda se caracteriza como um elemento indissociável do espaço escolar, ambiente este composto por sujeitos que estão construindo sua(s) identidade(s).  Em vista disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como a moda contribui para a construção das identidades no espaço escolar. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental. Na coleta de dados foram selecionadas seis fotografias de estudantes em espaços escolares, nas quais foram analisados os signos da moda presentes nesses registros, com base Semiótica de Charles Sanders Peirce. Pelos resultados, percebeu-se que, grande parte dos estudantes, uniformizam-se espontaneamente, por meio do uso de camisetas, calças jeans, legging, agasalhos de moletom e tênis. Também foi perceptível uma individualização por meio das lavagens dos jeans, acessórios e estampas. Além disso, subentendeu-se que os grupos se formem por meio dos signos que portam, e que estes podem expor os gostos do sujeito. Ou seja, a moda se apresenta como fundamental para que esses fenômenos ocorram e sejam apresentados para os demais indivíduos. Fenômenos esses, evidenciados por meio do desejo de imitação e diferenciação, ou por meio de relações de status e poder. Conclui-se que é por meio da exibição das vestimentas e acessórios portados que os jovens expõem sua(s) identidade(s), gostos e ideias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laise Ziger Bortoletti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Foi bolsista FUNDESTE. Bacharel em Design- Ênfase em Design de Moda pela UNOCHAPECO.

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária na Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (1974), pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Paraná (1975) mestrado em Educação: Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 

Publicado

2022-09-13

Como Citar

Ziger Bortoletti, L., & Berticelli, I. A. (2022). SEMIOSES IDENTITÁRIAS: RETRATOS DA MODA NO ESPAÇO ESCOLAR. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25949

Edição

Seção

Artigos