RETEXTUALIZAÇÃO: DO CURTA-METRAGEM À HISTÓRIA EM QUADRINHOS

do curta-metragem à história em quadrinhos

Autores

  • Carlos Roberto Porto UFMG
  • Renata Amaral de Matos Rocha UFMG

Palavras-chave:

Retextualização, Narrativa, Esquema narrativo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a prática da retextualização como recurso favorecedor da escrita de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, na escola. Essa prática possibilita o contato prévio dos alunos com textos a serem produzidos por eles e oportuniza a compreensão deles sobre o contexto de produção e recepção destes textos. Neste estudo, os alunos retextualizaram o curta-metragem La Luna em histórias em quadrinhos. A proposta consistiu na mudança de gênero textual e na manutenção da tipologia narrativa, pois, na pesquisa, focalizamos, especificamente, a apreensão da composição do tipo textual narrativo por parte dos informantes, no âmbito de suas produções textuais. Para tanto, adotamos a abordagem teórica sociointerativista, com base em Bronckart (1999), Antunes (2010), Marcuschi (2008) e (Ribeiro, 2013). Os resultados desta pesquisa evidenciam que a grande a maioria dos educandos conseguiu estruturar seu texto narrativo de modo coerente e demonstrou ter apreendido como pode se dar a construção do esquema narrativo.

Palavras-chave: Retextualização, Narrativa, Esquema narrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Porto, UFMG

Meu nome é Carlos Porto, sou professor da rede municipal de Belo Horizonte desde jul/2013. Anteriormente fui professor da rede estadual de Minas Gerais e da rede privada, também em BH. Atuo no Ensino Fundamental - Anos Finais  e, neste ano, sou professor dos 6º e 7º anos na Escola Municipal Milton Campos, na região de Venda Nova. E estou concluindo o curso de pós-graduação em Residência Docente para Formação de Educadores da Educação Básica, uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e o Centro Pedagógico da UFMG.

Renata Amaral de Matos Rocha, UFMG

Sou pesquisadora e professora de Língua Portuguesa no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG. No Centro Pedagógico, atuo na educação básica e na formação inicial e continuada de professores; me dedico à Educação de Jovens e Adultos e à formação destes sujeitos pelo viés da arte, cultura e lazer, por meio do Projeto de Extensão ‘Voos: ação cultural no Centro Pedagógico da UFMG’, e tenho me debruçado sobre os estudos de narrativas discentes e docentes. 

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Porto, C. R., & Rocha, R. A. de M. . (2023). RETEXTUALIZAÇÃO: DO CURTA-METRAGEM À HISTÓRIA EM QUADRINHOS: do curta-metragem à história em quadrinhos. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26188

Edição

Seção

Artigos