INTERPROFISSIONALIDADE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO: UMA LEITURA FILOSÓFICA CONTEMPORÂNEA DOS CONCEITOS
Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Integralidade em Saúde, Educação Superior, FilosofiaResumo
Este estudo tem por objetivo aprofundar os conceitos de interprofissionalidade e integralidade do cuidado, à luz da filosofia contemporânea, do constructo teórico de pesquisadores nacionais e internacionais e do depoimento de estudantes da área da saúde sobre a temática. A metodologia confere ao estudo caráter qualitativo, cujo suporte teórico filosófico está alicerçado nas discussões de Nietzsche, Foucault e Deleuze & Guatarri, assim como na pesquisa de campo, aplicada a 17 estudantes ingressantes em cursos de graduação da área da saúde, mediante entrevista pela plataforma digital Google forms. As conclusões do estudo indicam que a interprofissionalidade não é um conteúdo ou uma técnica a ser ensinada, mas atitudes a serem desenvolvidas tanto no espaço profissional, como no ensino em saúde, pautadas em comportamentos e interações interpessoais para o trabalho em equipe, de forma a alcançar a integralidade do cuidado. As dificuldades que se relacionam com sua efetivação estão vinculadas à constituição do campo da saúde, às hierarquias que se instalaram como dispositivo de dominação, à espacialização da doença desconsiderando o ser humano e sua complexidade, e à forma ideológica como se deu a construção de alguns conceitos e que necessitam de maior delimitação para se tornarem realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.