“UNIVERSIDADES PARA O MUNDO”:

ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO BRITISH COUNCIL NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização, Internacionalização da Educação Superior, British Council, Políticas de internacionalização

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender as concepções, os desafios e estratégias para a internacionalização da educação superior no Brasil de acordo com os relatórios “Universidades para o Mundo” expedidos nos anos de 2018 e 2019 pelo British Council. Os referenciais teóricos utilizados são estudiosos da internacionalização da educação superior. Os procedimentos metodológicos e de análise de dados se baseiam nos preceitos da análise documental de Cellard (2012). Os dados indicam que os organismos multilaterais adquirem e conquistam espaço crescente como executores de políticas educacionais, orientados por concepções coerentes e consonantes às discussões de vertentes inclusivas mas é necessário analisar minuciosamente de quais formas esses processos se desenvolvem. Os temas de destaque nos relatórios são eventos para discussões sobre os avanços nos processos de internacionalização; desenvolvimento de políticas linguísticas; estratégias de cooperação internas, interinstitucionais e internacionais; parâmetros de qualidade, tais como inclusão e diversidade. De modo geral, apontam para os desafios da progressão por meio da internacionalização em casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participa do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP.

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participa do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP. Professora na Escola Internacional Unisociesc.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-Graduação − Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP.

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Mondardo Brandalise, G. C., Vieira Barbosa, I., & Selpa Heinzle, M. R. (2023). “UNIVERSIDADES PARA O MUNDO”: : ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO BRITISH COUNCIL NO BRASIL. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26528

Edição

Seção

Artigos