“UNIVERSIDADES PARA O MUNDO”:
ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO BRITISH COUNCIL NO BRASIL
Palavras-chave:
Internacionalização, Internacionalização da Educação Superior, British Council, Políticas de internacionalizaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo compreender as concepções, os desafios e estratégias para a internacionalização da educação superior no Brasil de acordo com os relatórios “Universidades para o Mundo” expedidos nos anos de 2018 e 2019 pelo British Council. Os referenciais teóricos utilizados são estudiosos da internacionalização da educação superior. Os procedimentos metodológicos e de análise de dados se baseiam nos preceitos da análise documental de Cellard (2012). Os dados indicam que os organismos multilaterais adquirem e conquistam espaço crescente como executores de políticas educacionais, orientados por concepções coerentes e consonantes às discussões de vertentes inclusivas mas é necessário analisar minuciosamente de quais formas esses processos se desenvolvem. Os temas de destaque nos relatórios são eventos para discussões sobre os avanços nos processos de internacionalização; desenvolvimento de políticas linguísticas; estratégias de cooperação internas, interinstitucionais e internacionais; parâmetros de qualidade, tais como inclusão e diversidade. De modo geral, apontam para os desafios da progressão por meio da internacionalização em casa.
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