PESQUISAS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Política pública, Política educacional, Implementação, Educação, Estado do conhecimentoResumo
Apresentamos resultados de um estudo de revisão do tipo estado do conhecimento das pesquisas sobre a implementação de políticas e programas educacionais publicadas no Brasil em periódicos do campo temático das Políticas Públicas. Duas questões norteadoras constituíram os objetivos espefícicos deste mapeamento: se as políticas e programas educacionais têm se constituído como objetos de pesquisa dos estudos de implementação do campo de Políticas Pùblicas e quais as principais abordagens utilizadas pelos pesquisadores nessas investigações. Trata-se de um trabalho documental e bibliográfico com foco em apenas um setor de publicações. Foi realizado um levantamento dos artigos publicados em periódicos nacionais qualificados no estrato A1 do Qualis Periódicos (Capes) nas áreas do conhecimento Ciência Política, Sociologia e Administração Pública. Os principais resultados apontam que apesar de ainda pouco analisada, se comparada às políticas da área da saúde e da assistência social, a implementação das políticas e programas educacionais tem crescido dentre os objetos de pesquisa do campo de Políticas Públicas. Apontam também uma dupla tendência entre esse estudos: aqueles que são produzidos vinculados aos referencias teóricos e conceituais do campo de Políticas Públicas e outros que não demonstram uma interface do ponto de vista teórico-conceitual com esse campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.