PESQUISAS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Juliana Nascimento Cock Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Aldenira Mota do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro
  • Paula Araujo Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro
  • Alicia Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro

Palavras-chave:

Política pública, Política educacional, Implementação, Educação, Estado do conhecimento

Resumo

Apresentamos resultados de um estudo de revisão do tipo estado do conhecimento das pesquisas sobre a implementação de políticas e programas educacionais publicadas no Brasil em periódicos do campo temático das Políticas Públicas. Duas questões norteadoras constituíram os objetivos espefícicos deste mapeamento: se as políticas e programas educacionais têm se constituído como objetos de pesquisa dos estudos de implementação do campo de Políticas Pùblicas e quais as principais abordagens utilizadas pelos pesquisadores nessas investigações. Trata-se de um trabalho documental e bibliográfico com foco em apenas um setor de publicações. Foi realizado um levantamento dos artigos publicados em periódicos nacionais qualificados no estrato A1 do Qualis Periódicos (Capes) nas áreas do conhecimento Ciência Política, Sociologia e Administração Pública. Os principais resultados apontam que apesar de ainda pouco analisada, se comparada às políticas da área da saúde e da assistência social, a implementação das políticas e programas educacionais tem crescido dentre os objetos de pesquisa do campo de Políticas Públicas. Apontam também uma dupla tendência entre esse estudos: aqueles que são produzidos vinculados aos referencias teóricos e conceituais do campo de Políticas Públicas e outros que não demonstram uma interface do ponto de vista teórico-conceitual com esse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Nascimento Cock, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Ciências Humanas em Educação (PUC-Rio), integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Aldenira Mota do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro

Doutoranda Ciências Humanas em Educação (PUC-Rio), integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Paula Araujo Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro

Mestranda em Educação (PUC-Rio), integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Alicia Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro

Doutora em Ciências Humanas em Educação (PUC-Rio), Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, coordenadora e líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) e membra fundadora da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Publicado

2022-10-17

Edição

Seção

Artigos