SERVIÇOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: DIFICULDADES E DESAFIOS

Autores

Palavras-chave:

estudantes com deficiência, educação inclusiva, ; serviços para estudantes com deficiência, ensino superior

Resumo

Os estudantes com deficiência podem enfrentar inúmeros obstáculos e desafios ao acessar o Ensino Superior (ES) e tentar ter sucesso nele. Os serviços de apoio para estudantes com deficiência nas universidades desempenham um papel importante no fornecimento de apoio direto e indireto para esses estudantes. Este artigo apresenta as perspectivas dos Coordenadores dos Gabinetes de Serviços para Pessoas com Deficiência no que diz respeito à prestação de serviços a estudantes com esta condição, descrevendo as características, dificuldades e desafios destes gabinetes. Os dados foram coletados em 62 instituições universitárias públicas do Brasil e de Portugal por meio de questionário desenvolvido para esse fim. Apesar das demandas enfrentadas pelos Escritórios de Serviços para Pessoas com Deficiência, os sinais de bom progresso no apoio aos estudantes com deficiência estão aumentando. Embora os serviços desempenhem um papel importante, uma autonomia mínima e dificuldades significativas permanecem em vários domínios de gestão e intervenção. São discutidas as mudanças e adaptações necessárias no apoio a esses estudantes nas universidades, considerando as consequências significativas da integração e do sucesso para os estudantes com deficiência. Políticas inclusivas baseadas na equidade e igualdade de oportunidades e mais recursos são necessários para garantir os direitos de todos os estudantes no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Venâncio Martins, Universidade do Algarve

Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve; Centro de Investigação em Psicologia (CIP) da Universidade Autónoma de Lisboa / Universidade do Algarve.

Cátia Sofia Martins, Universidade do Algarve

Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve; Centro de Investigação em Psicologia (CIP) da Universidade Autónoma de Lisboa / Universidade do Algarve.

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

 Professor Assistene na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos