SERVIÇOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: DIFICULDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
estudantes com deficiência, educação inclusiva, ; serviços para estudantes com deficiência, ensino superiorResumo
Os estudantes com deficiência podem enfrentar inúmeros obstáculos e desafios ao acessar o Ensino Superior (ES) e tentar ter sucesso nele. Os serviços de apoio para estudantes com deficiência nas universidades desempenham um papel importante no fornecimento de apoio direto e indireto para esses estudantes. Este artigo apresenta as perspectivas dos Coordenadores dos Gabinetes de Serviços para Pessoas com Deficiência no que diz respeito à prestação de serviços a estudantes com esta condição, descrevendo as características, dificuldades e desafios destes gabinetes. Os dados foram coletados em 62 instituições universitárias públicas do Brasil e de Portugal por meio de questionário desenvolvido para esse fim. Apesar das demandas enfrentadas pelos Escritórios de Serviços para Pessoas com Deficiência, os sinais de bom progresso no apoio aos estudantes com deficiência estão aumentando. Embora os serviços desempenhem um papel importante, uma autonomia mínima e dificuldades significativas permanecem em vários domínios de gestão e intervenção. São discutidas as mudanças e adaptações necessárias no apoio a esses estudantes nas universidades, considerando as consequências significativas da integração e do sucesso para os estudantes com deficiência. Políticas inclusivas baseadas na equidade e igualdade de oportunidades e mais recursos são necessários para garantir os direitos de todos os estudantes no Ensino Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.