EDUCAÇÃO SEXUAL:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EJA DE UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO

Autores

Palavras-chave:

educação sexual, sexualidade, EJA, Ensino Fundamental II, escola de assentamento.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de intervenção pedagógica desenvolvida em um curso de mestrado. O objetivo foi investigar as concepções de sexualidade de alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante as aulas de Ciências, bem como propor uma Sequência Didática (SD) para a realização da Educação Sexual (ES) em uma escola alocada em um assentamento, na zona rural do município de Monte Alegre de Minas/MG. Incialmente, foi realizada uma revisão da literatura em buscas na internet pelas expressões “educação sexual na EJA em escolas de assentamento”, “educação sexual na EJA e a abordagem freiriana” e por “gênero e sexualidade em EJA de assentamentos”. Porém, não houve resultados para esta busca, e a realização desta pesquisa justifica-se devido à ausência de discussões que alinham a tríade EJA, ES e escola de assentamento. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Os resultados apresentaram sugestões e possibilidades de discussão das temáticas da sexualidade, inclusive de gênero, a partir das vivências destes(as) alunos(as). Sugere-se a elaboração de uma SD que se adeque à transversalidade das temáticas da sexualidade e à realidade dos(as) estudantes no contexto da tríade ES, EJA e escola de assentamento.

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Publicado

2021-08-19

Edição

Seção

Artigos