A formação profissional e o mundo do trabalho pela ótica de estudantes de cursos técnicos de nível médio

Autores

Palavras-chave:

Estudantes, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Trabalho e Educação

Resumo

  O presente texto sintetiza parte de uma pesquisa de campo que aborda as motivações, percepções e expectativas de estudantes de cursos técnicos de nível médio em questionamento sobre o processo de formação profissional e a conjuntura do mundo do trabalho. Inicialmente, o artigo contextualiza as políticas direcionadas à Educação Profissional, de modo a perceber como essa modalidade de ensino tem sido expandida desde o início do século XXI, e como tem se dado as transformações no atual cenário do mundo do trabalho. A seguir, são apresentados os resultados da pesquisa, tendo em vista a caracterização dos sujeitos participantes e suas considerações acerca do campo de análise de trabalho e educação. A interpretação das falas dos estudantes foi reveladora sobre como aspectos da subjetividade humana são dimensões desenvolvidas através das relações sociais e que essas expressões materiais representam a forma de envolvimento dos sujeitos com o mundo e como projetam suas possibilidades futuras. Por fim, são tecidas as considerações finais como síntese do texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

          Fast traslate   Icon translate  

     

     

Publicado

23-03-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A formação profissional e o mundo do trabalho pela ótica de estudantes de cursos técnicos de nível médio. edur [Internet]. 23º de março de 2021 [citado 13º de novembro de 2025];37(1):19. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/32636

Artigos Semelhantes

1-10 de 1392

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.