(Semi)formação no contexto das fake news e da pós-verdade na sociedade excitada - de Adorno a Türcke
Palavras-chave:
Fake news, Formação, Semiformação, Bildung, HalbbildungResumo
Este artigo problematiza o fenômeno relativo à produção e ao consumo de notícias falsas – fake news – no horizonte da crítica à indústria cultural e à Sociedade Excitada na “era da pós-verdade”, em que parte considerável das pessoas vicia-se tanto no consumo de estímulos imagéticos como na transmissão ininterrupta de mensagens audiovisuais. A hipótese da pesquisa sustenta que a lógica do mercado avança sobre o labor jornalístico, invade o âmbito privado da vida e institucionaliza, como ethos aceitável, a [re]produção de uma existência fake que faz par e nutre-se na semiformação – Halbbildung. O vigor da análise aposta na reatualização do conceito de formação – Bildung, no âmbito da educaçãoescolar, capaz de contribuir para ampliar a compreensão sobre a lógica de funcionamento da máquina
produtora de doses, cada vez mais viciantes, de choques visuais que excitam, entorpecem, minam os
sentidos e a capacidade de crítica e autocrítica dos indivíduos
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