(Semi)formação no contexto das fake news e da pós-verdade na sociedade excitada - de Adorno a Türcke

Autores

  • Robson Loureiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Emerson Campos Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Fake news, Formação, Semiformação, Bildung, Halbbildung

Resumo

    Este artigo problematiza o fenômeno relativo à produção e ao consumo de notícias falsas – fake news – no horizonte da crítica à indústria cultural e à Sociedade Excitada na “era da pós-verdade”, em que parte considerável das pessoas vicia-se tanto no consumo de estímulos imagéticos como na transmissão ininterrupta de mensagens audiovisuais. A hipótese da pesquisa sustenta que a lógica do mercado avança sobre o labor jornalístico, invade o âmbito privado da vida e institucionaliza, como ethos aceitável, a [re]produção de uma existência fake que faz par e nutre-se na semiformação – Halbbildung. O vigor da análise aposta na reatualização do conceito de formação – Bildung, no âmbito da educação
escolar, capaz de contribuir para ampliar a compreensão sobre a lógica de funcionamento da máquina
produtora de doses, cada vez mais viciantes, de choques visuais que excitam, entorpecem, minam os
sentidos e a capacidade de crítica e autocrítica dos indivíduos

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Biografia do Autor

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo

 

 

Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Loureiro, R., & Campos Gonçalves, E. (2021). (Semi)formação no contexto das fake news e da pós-verdade na sociedade excitada - de Adorno a Türcke. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/32637

Edição

Seção

Artigos