INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS POR MEIO DE ABORDAGENS HÍBRIDAS

Autores

  • ANA RACHEL MACEDO MENDES
  • KYRIA REBECA FINARDI

Palavras-chave:

Abordagens híbrida, formação inicial de professores de Inglês, tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração de tecnologias digitais por meio de
abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês. Para tanto, uma proposta de abordagem
híbrida foi projetada e implementada como intervenção pedagógica na forma de uma pesquisa-ação em
uma disciplina do curso de formação inicial de professores de inglês em uma universidade federal do
Brasil. Os dados incluem questionários e entrevistas administradas aos professores de inglês em préserviço e observações realizadas durante a disciplina de estágio curricular. A análise dos dados sugere que,
apesar do pouco envolvimento no ambiente online, a abordagem foi capaz de promover uma reflexão
crítica sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês. Além disso, mostrou que as visões
dos professores em pré-serviço a respeito do valor educacional atribuído ao ambiente on-line e a preparação dos professores para oferecer opções de aprendizado variadas e inovadoras podem determinar o sucesso da integração de tecnologias digitais por meio de abordagens híbridas. O estudo
conclui que a implementação de abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês em préserviço oferece um espaço para reflexão sobre ações que promovam decisões pedagógicas informadas
sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

RACHEL MACEDO MENDES, A., & REBECA FINARDI, K. (2020). INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS POR MEIO DE ABORDAGENS HÍBRIDAS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35599

Edição

Seção

Artigos