A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

UMA ANÁLISE DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS

Autores

  • CLÁUDIA CELESTE SCHUINDT
  • CAMILA SILVEIRA

Palavras-chave:

Inclusão, educação não formal, acessibilidade, museus de Ciências

Resumo

A presente pesquisa foi realizada a partir da articulação entre a Educação Inclusiva e o
Ensino de Ciências em espaços não formais, buscando contribuir para que se ampliem as discussões no
tocante à inclusão da pessoa com deficiência nos museus de Ciências incorporando ações de
acessibilidade. Tendo como objetivo identificar e analisar as dimensões da Educação Inclusiva
presentes/ausentes nos museus de Ciências brasileiros, foram investigadas as concepções dos
coordenadores dos museus de Ciências e dos elaboradores do “Guia de Museus e Centros de Ciências
Acessíveis” por meio de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados segundo a
perspectiva da Análise de Conteúdo, segundo categorias definidas à priori. Observou-se que na dimensão
Física há predominância dos aspectos pertinentes ao acesso à instituição. Na dimensão Programática
foram identificadas ações que buscam diminuir as barreiras provenientes da falta de formação dos
monitores, o que implica diretamente na mediação. Na dimensão Comunicacional foi possível identificar
a criação de materiais táteis e manipuláveis. Na observação da dimensão Atitudinal, foi possível notar que
as instituições têm desenvolvido práticas de sensibilização e de conscientização. Entretanto, os resultados
mostram que algumas medidas ainda estão disponíveis com restrições, ou mesmo, indisponíveis. A
implementação dessas mudanças deve ocorrer a curto, médio e longo prazo, visto que não é possível
sanar definitivamente, todas as necessidades dos espaços e de seus visitantes. Ressaltamos a necessidade
de que pesquisas futuras se dediquem a entender se a inclusão é realmente efetiva no espaço museal e
como a pessoa com deficiência participa desse processo.

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

CLÁUDIA CELESTE SCHUINDT, & CAMILA SILVEIRA. (2020). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ANÁLISE DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35601

Edição

Seção

Artigos