EDUCAÇÃO E CIDADE

PUBLICAÇÕES DIRECIONADAS À JUVENTUDE

Autores

  • GUSTAVO HENRIQUE WOLLMANN
  • NEIVA DE ASSIS

Palavras-chave:

Educação, cidades, juventudes

Resumo

Nesta pesquisa bibliográfica, objetivou-se analisar publicações científicas com a temática
educação e cidade, focalizando oportunidades educadoras proporcionadas a jovens na cidade. Através
de busca no EBSCO Discovery Service, com os descritores “cidade”, “educação” e “juventude”,
selecionaram-se 112 artigos, analisados em nove categorias: 1) Área do Conhecimento; 2) Público-alvo;
3) Área Geográfica; 4) Tipo de Pesquisa; 5) Instrumento Metodológico; 6) Base Teórica; 7) Atividade
Desenvolvida; 8) Principais Resultados; e 9) Discussão sobre Cidade. Os resultados revelam diversos
usos do território no exercício educativo – variando entre áreas urbanas e rurais, centrais e periféricas –,
destacando possibilidades de educar a/com a juventude em práticas urbanas, locais e não
institucionalizadas. A escola ainda aparece como central para encontros educativos e criações das
juventudes, sendo necessário atividades mais próximas do território. Constatamos significativas
experiências educativas territorializadas baseadas na Educação Popular, de Paulo Freire, valorizando os
saberes locais, a prática social e relacionando cultura e educação não formal. Concluímos sustentando
que as cidades são como arenas interdisciplinares potentes para práticas educativas territorialmente
estruturadas, articuladas com vivências e características locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

GUSTAVO HENRIQUE WOLLMANN, & NEIVA DE ASSIS. (2020). EDUCAÇÃO E CIDADE: PUBLICAÇÕES DIRECIONADAS À JUVENTUDE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35608

Edição

Seção

Artigos