EDUCAÇÃO E CIDADE
PUBLICAÇÕES DIRECIONADAS À JUVENTUDE
Palavras-chave:
Educação, cidades, juventudesResumo
Nesta pesquisa bibliográfica, objetivou-se analisar publicações científicas com a temática
educação e cidade, focalizando oportunidades educadoras proporcionadas a jovens na cidade. Através
de busca no EBSCO Discovery Service, com os descritores “cidade”, “educação” e “juventude”,
selecionaram-se 112 artigos, analisados em nove categorias: 1) Área do Conhecimento; 2) Público-alvo;
3) Área Geográfica; 4) Tipo de Pesquisa; 5) Instrumento Metodológico; 6) Base Teórica; 7) Atividade
Desenvolvida; 8) Principais Resultados; e 9) Discussão sobre Cidade. Os resultados revelam diversos
usos do território no exercício educativo – variando entre áreas urbanas e rurais, centrais e periféricas –,
destacando possibilidades de educar a/com a juventude em práticas urbanas, locais e não
institucionalizadas. A escola ainda aparece como central para encontros educativos e criações das
juventudes, sendo necessário atividades mais próximas do território. Constatamos significativas
experiências educativas territorializadas baseadas na Educação Popular, de Paulo Freire, valorizando os
saberes locais, a prática social e relacionando cultura e educação não formal. Concluímos sustentando
que as cidades são como arenas interdisciplinares potentes para práticas educativas territorialmente
estruturadas, articuladas com vivências e características locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.