AUTORIA DOCENTE
UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Autoria docente, desenvolvimento profissional docente, Professores de Ciências, Formação de professoresResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um esquema de análise para a autoria docente
no ensino de Ciências. O conceito de autoria docente foi caracterizado de modo a aprofundar a relação
que o professor, em contextos de formação continuada, estabelece com seu próprio desenvolvimento
profissional docente. A elaboração do esquema teve como ponto de partida depoimentos de professores
participantes de cursos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática extraídos de
trabalhos publicados em periódicos brasileiros. O esquema abrange um conjunto de indicadores que dão
conta tanto de fatores de natureza cognitiva, quanto subjetiva que influenciam o desenvolvimento
profissional docente: dedicação – nula, passiva e ativa; responsabilidade – nula, eventual e sistemática;
inovação – nula, técnica, reflexiva e criativa. De modo a explorar o esquema analítico, foram interpretados
dados empíricos sobre a participação de uma professora em um Mestrado Profissional em Ensino de
Física. O conjunto de dados foi obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e para o processo de
apresentação e análise dos dados optou-se por uma análise narrativa. Como conclusão foi possível
observar que o esquema desenvolvido para caracterizar a autoria docente tem como perspectiva dar
destaque ao fato de que o professor pode ser original e criativo também quando se considera, em
específico, os conhecimentos que podem estar relacionados com as diversas atividades da prática
pedagógica. Além disso, o esquema pode se constituir num instrumento efetivo, seja para o professor se
auto avaliar, seja para fornecer indícios acerca do potencial de contribuição das atividades propostas pelo
contexto formativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.