AUTORIA DOCENTE
UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Autoria docente, desenvolvimento profissional docente, Professores de Ciências, Formação de professoresResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um esquema de análise para a autoria docente
no ensino de Ciências. O conceito de autoria docente foi caracterizado de modo a aprofundar a relação
que o professor, em contextos de formação continuada, estabelece com seu próprio desenvolvimento
profissional docente. A elaboração do esquema teve como ponto de partida depoimentos de professores
participantes de cursos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática extraídos de
trabalhos publicados em periódicos brasileiros. O esquema abrange um conjunto de indicadores que dão
conta tanto de fatores de natureza cognitiva, quanto subjetiva que influenciam o desenvolvimento
profissional docente: dedicação – nula, passiva e ativa; responsabilidade – nula, eventual e sistemática;
inovação – nula, técnica, reflexiva e criativa. De modo a explorar o esquema analítico, foram interpretados
dados empíricos sobre a participação de uma professora em um Mestrado Profissional em Ensino de
Física. O conjunto de dados foi obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e para o processo de
apresentação e análise dos dados optou-se por uma análise narrativa. Como conclusão foi possível
observar que o esquema desenvolvido para caracterizar a autoria docente tem como perspectiva dar
destaque ao fato de que o professor pode ser original e criativo também quando se considera, em
específico, os conhecimentos que podem estar relacionados com as diversas atividades da prática
pedagógica. Além disso, o esquema pode se constituir num instrumento efetivo, seja para o professor se
auto avaliar, seja para fornecer indícios acerca do potencial de contribuição das atividades propostas pelo
contexto formativo.
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