AUTORIA DOCENTE

UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • JULIANA DE OLIVEIRA MAIA
  • ALBERTO VILLANI
  • ELISABETH BAROLL
  • WILSON ELMER NASCIMENTO

Palavras-chave:

Autoria docente, desenvolvimento profissional docente, Professores de Ciências, Formação de professores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um esquema de análise para a autoria docente
no ensino de Ciências. O conceito de autoria docente foi caracterizado de modo a aprofundar a relação
que o professor, em contextos de formação continuada, estabelece com seu próprio desenvolvimento
profissional docente. A elaboração do esquema teve como ponto de partida depoimentos de professores
participantes de cursos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática extraídos de
trabalhos publicados em periódicos brasileiros. O esquema abrange um conjunto de indicadores que dão
conta tanto de fatores de natureza cognitiva, quanto subjetiva que influenciam o desenvolvimento
profissional docente: dedicação – nula, passiva e ativa; responsabilidade – nula, eventual e sistemática;
inovação – nula, técnica, reflexiva e criativa. De modo a explorar o esquema analítico, foram interpretados
dados empíricos sobre a participação de uma professora em um Mestrado Profissional em Ensino de
Física. O conjunto de dados foi obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e para o processo de
apresentação e análise dos dados optou-se por uma análise narrativa. Como conclusão foi possível
observar que o esquema desenvolvido para caracterizar a autoria docente tem como perspectiva dar
destaque ao fato de que o professor pode ser original e criativo também quando se considera, em
específico, os conhecimentos que podem estar relacionados com as diversas atividades da prática
pedagógica. Além disso, o esquema pode se constituir num instrumento efetivo, seja para o professor se
auto avaliar, seja para fornecer indícios acerca do potencial de contribuição das atividades propostas pelo
contexto formativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14-09-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
AUTORIA DOCENTE: UM ESQUEMA DE ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. edur [Internet]. 14º de setembro de 2020 [citado 24º de dezembro de 2025];36(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35609