DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO

PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO

Autores

  • JULIANA DE PAULA FIGUEIREDO
  • DALIANA STEPHANIE LECUONA
  • ALEXANDRA FOLLE
  • GELCEMAR OLIVEIRA FARIAS
  • ALCYANE MARINHO

Palavras-chave:

extensão universitária, pós-graduação, dissertação, Educação Física

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma investigação sobre o envolvimento de estudantes
de pós-graduação em Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em
projetos de extensão na construção de suas dissertações de mestrado. A metodologia empregada foi a da
pesquisa aplicada, a qual possui um caráter descritivo, com análise qualitativa dos dados. Participaram
deste estudo sete mestres em Educação Física, com idade de 28 ± 7,07 anos. Utilizou-se um questionário
on-line, o qual continha os dados de caracterização dos participantes e dez perguntas abertas. Os dados
foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se um
engajamento dos investigados em projetos de extensão que vinha sendo realizado desde a graduação, e
isso os motivou a dar continuidade nesse ato também durante a pós-graduação. Além disso, os mestres
investigados identificaram diversos benefícios em atrelar a dissertação à extensão. Com isso, acredita-se
na potencialidade de pesquisas relacionadas à extensão e no incentivo a esses tipos de pesquisa, pois eles
poderiam proporcionar uma retroalimentação, garantindo intervenções qualificadas à comunidade.

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Publicado

2020-09-15

Como Citar

JULIANA DE PAULA FIGUEIREDO, DALIANA STEPHANIE LECUONA, ALEXANDRA FOLLE, GELCEMAR OLIVEIRA FARIAS, & ALCYANE MARINHO. (2020). DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ATRELADAS A PROJETOS DE EXTENSÃO: PREMISSAS AO TRIPÉ ACADÊMICO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35629

Edição

Seção

Artigos