O TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO
MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1996 A 2018)
Palavras-chave:
Trabalho docente, reformas educacionais, estado de São Paulo, revisão bibliográficaResumo
O artigo traz resultados de uma pesquisa de revisão bibliográfica, quali-quantitativa, que
analisou um conjunto formado por 134 pesquisas, teses e dissertações, produzidas nos principais
Programas de Pós-Graduação em Educação do estado de São Paulo que tiveram como foco o trabalho
docente. A pesquisa considerou o recorte temporal de 1996 a 2018, período que coincide com a
implantação de medidas reformistas de natureza neoliberal na rede pública paulista de ensino. Os
objetivos do artigo são: a) analisar a produção acadêmica – teses e dissertações – sobre o trabalho docente
à luz das reformas educacionais no estado de São Paulo no período de 1996–2018; b) identificar as etapas
e as modalidades de ensino abordadas nas teses e dissertações; c) mapear os principais Programas de PósGraduação nos quais são produzidas as pesquisas; d) reconhecer as principais abordagens metodológicas
presentes nas teses e dissertações; e) identificar as concepções de trabalho docente presentes nas
produções acadêmicas; f) apresentar os principais eixos de análise das pesquisas produzidas no período.
Os resultados apontaram os efeitos no cotidiano escolar de uma política que há anos implanta medidas
de cima para baixo, com ações, dentre outras, de padronização curricular e regulação por meio de
avaliações externas – medidas que não deixaram o trabalho docente incólume e que, além de alterar as
possibilidades de constituição de um processo de autonomia, modificaram negativamente suas condições
e relações de trabalho. O resultado central da investigação também indicou a ampliação e a consolidação
do trabalho docente como campo específico de pesquisa na área da educação.
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