ENSINO PROFISSIONALIZANTE, AGENDA 2030 E DESENVOLVIMENTO REGIONAL:

UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS-SC

Autores

  • Rosimari de Fátima Cubas Blaka Faculdade Dama
  • Letícia Paludo Vargas Universidade do Contestado (UnC) https://orcid.org/0000-0002-9186-2508
  • Jairo Marchesan Universidade do Contestado

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Ensino Profissionalizante, Qualificação Profissional

Resumo

Este artigo tem o objetivo analisar os dados relacionados ao acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e, mais especificamente, no município de Canoinhas-SC, vinculando-os com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Metodologicamente, ampara-se na literatura, dados obtidos em fontes oficiais, tais como, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina (SED) e Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas-SC (SME). A pesquisa mostra avanços do Ensino Profissional e Tecnológico no referido município, mas, também, aponta para a necessidade de investimentos e a melhoria na atuação por parte dos agentes públicos ou privados. Por fim, aponta a importância da qualificação profissional para os jovens e adultos como uma das possibilidades de a inserção social por meio de novos postos de trabalho, obtenção de renda e, consequentemente, contribuição ao desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimari de Fátima Cubas Blaka, Faculdade Dama

Professora na Faculdade Dama - Canoinhas-SC

Letícia Paludo Vargas, Universidade do Contestado (UnC)

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) Campus Canoinhas-SC.

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) Campus Canoinhas-SC.

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos