APOSTAS FORMATIVAS DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM DIÁLOGO COM A PESQUISA CIENTÍFICA
Palavras-chave:
formação de professores, levantamento bibliográfico, diário pedagógicoResumo
Apresenta-se mapeamento sobre pesquisas do uso de portfólios na formação de professores com objetivo de identificar proposições oriundas das pesquisas e relacioná-las com as apostas formativas assumidas nos editais aprovados pela CAPES no PIBID de uma Instituição de Ensino Superior – IES para o uso de portfólios. Apresenta-se brevemente o PIBID e descreve-se o mapeamento de artigos científicos em suas três etapas: identificação, classificação e análise. Apresenta-se a classificação dos artigos em regiões geográficas, percebendo-se que a temática está espalhada em todas as regiões brasileiras e o mesmo se observa em relação às produções internacionais. A etapa de análise consistiu em uma categorização à luz da Análise Textual Discursiva. As categorias resultantes abordaram pesquisas sobre: o portfólio em si; o portfólio para avaliação do professor; o portfólio como reflexão do estudante; o portfólio como registro da rede de formação; o portfólio como artefato institucional para certificação, o discurso dos participantes sobre os portfólios e o discurso bibliográfico sobre os portfólios. A seguir são descritas as proposições de pesquisa sobre portfólios para estabelecer relações com as apostas formativas assumidas. Concluiu-se, a partir do mapeamento que existe ressonância entre as apostas formativas assumidas para o uso de portfólios no PIBID de uma IES e as categorias de análise, com exceção da aposta na potência epistêmica da escrita. Algumas categorias resultantes do mapeamento também não apareceram como aposta formativa: o portfólio para avaliação do professor, o portfólio como artefato institucional para certificação e o olhar sobre o portfólio em si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.