APOSTAS FORMATIVAS DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM DIÁLOGO COM A PESQUISA CIENTÍFICA
Palavras-chave:
formação de professores, levantamento bibliográfico, diário pedagógicoResumo
Apresenta-se mapeamento sobre pesquisas do uso de portfólios na formação de professores com objetivo de identificar proposições oriundas das pesquisas e relacioná-las com as apostas formativas assumidas nos editais aprovados pela CAPES no PIBID de uma Instituição de Ensino Superior – IES para o uso de portfólios. Apresenta-se brevemente o PIBID e descreve-se o mapeamento de artigos científicos em suas três etapas: identificação, classificação e análise. Apresenta-se a classificação dos artigos em regiões geográficas, percebendo-se que a temática está espalhada em todas as regiões brasileiras e o mesmo se observa em relação às produções internacionais. A etapa de análise consistiu em uma categorização à luz da Análise Textual Discursiva. As categorias resultantes abordaram pesquisas sobre: o portfólio em si; o portfólio para avaliação do professor; o portfólio como reflexão do estudante; o portfólio como registro da rede de formação; o portfólio como artefato institucional para certificação, o discurso dos participantes sobre os portfólios e o discurso bibliográfico sobre os portfólios. A seguir são descritas as proposições de pesquisa sobre portfólios para estabelecer relações com as apostas formativas assumidas. Concluiu-se, a partir do mapeamento que existe ressonância entre as apostas formativas assumidas para o uso de portfólios no PIBID de uma IES e as categorias de análise, com exceção da aposta na potência epistêmica da escrita. Algumas categorias resultantes do mapeamento também não apareceram como aposta formativa: o portfólio para avaliação do professor, o portfólio como artefato institucional para certificação e o olhar sobre o portfólio em si.
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