APOSTAS FORMATIVAS DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM DIÁLOGO COM A PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, levantamento bibliográfico, diário pedagógico

Resumo

Apresenta-se mapeamento sobre pesquisas do uso de portfólios na formação de professores com objetivo de identificar proposições oriundas das pesquisas e relacioná-las com as apostas formativas assumidas nos editais aprovados pela CAPES no PIBID de uma Instituição de Ensino Superior – IES para o uso de portfólios. Apresenta-se brevemente o PIBID e descreve-se o mapeamento de artigos científicos em suas três etapas: identificação, classificação e análise. Apresenta-se  a classificação dos artigos em regiões geográficas, percebendo-se que a temática está espalhada em todas as regiões brasileiras e o mesmo se observa em relação às produções internacionais. A etapa de análise consistiu em uma categorização à luz da Análise Textual Discursiva. As categorias resultantes abordaram pesquisas sobre: o portfólio em si; o portfólio para avaliação do professor; o portfólio como reflexão do estudante; o portfólio como registro da rede de formação; o portfólio como artefato institucional para certificação, o discurso dos participantes sobre os portfólios e o discurso bibliográfico sobre os portfólios. A seguir são descritas as proposições de pesquisa sobre portfólios para estabelecer relações com as apostas formativas assumidas. Concluiu-se, a partir do mapeamento que existe ressonância entre as apostas formativas assumidas para o uso de portfólios no PIBID de uma IES e as categorias de análise, com exceção da aposta na potência epistêmica da escrita. Algumas categorias resultantes do mapeamento também não apareceram como aposta formativa: o portfólio para avaliação do professor, o portfólio como artefato institucional para certificação e o olhar sobre o portfólio em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Elaine Corrêa Pereira

Graduada em Matemática, Doutora em Engenharia da Produção e professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Afiliação institucional: Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Título acadêmico mais elevado: doutorado

ORCID id: https://orcid.org/0000-0002-3779-1403

e-mail: elainecorrea@furg.br

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química e bacharel em Química, Doutora em Educação e Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Nome do Autor 3: Maria do Carmo Galiazzi

Afiliação institucional: Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Título acadêmico mais elevado: doutorado

ORCID id: https://orcid.org/0000-0003-0513-0018

e-mail: mariagaliazzi@furg.br

 

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Antiqueira, L., Corrêa Pereira, E., & do Carmo Galiazzi, M. (2023). APOSTAS FORMATIVAS DE PORTFÓLIOS COLETIVOS EM DIÁLOGO COM A PESQUISA CIENTÍFICA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35858

Edição

Seção

Artigos