INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA

Autores

  • Miguel Ángel Aires Borrás Universidade Federal de São Carlos/Professor Associado
  • Guilherme Jorge Martins Martins Lourenção Universidade Federal de São Carlos/Estudante de Graduação
  • Ricardo Coser Mergulhão Universidade Federal de São Carlos/Professor Associado

Palavras-chave:

Ensino Baseado em Casos Reais, Engenharia, Interação Universidade-Empresa, Gestão da Qualidade

Resumo

O conteúdo de uma disciplina de Gestão da Qualidade nos cursos de Engenharia de Produção tende a ser desenvolvido majoritariamente sem relacionar a teoria com atividades práticas. Para demonstrar que o uso de casos reais pode potencializar o ensino desse conteúdo curricular, desenvolveu-se e experiência relatada neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de um projeto de parceria entre uma empresa da indústria automotiva e uma universidade pública com o propósito de trazer casos de problemas reais relacionados direta ou indiretamente à ementa da disciplina de gestão da qualidade de um bacharelado em Engenharia de Produção. Elaboraram-se casos e treinamentos para serem aplicados em sala de aula, um projeto final que exigiu o trabalho em grupo e constante contato com a empresa para avaliação do avanço do projeto conforme relatórios e cronograma, aulas expositivas com o uso da literatura da subárea de Gestão da Qualidade como base teórica. Com base nesta experiência, cabe-se afirmar que é possível estabelecer com sucesso parcerias universidade-empresa para o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito do ensino de graduação de Engenharia. A empresa mostrou-se disposta à referida parceria com foco na formação de egressos em Engenharia de Produção, sendo que aspectos relacionados a possíveis barreiras quanto ao tempo de execução e resultados esperados foram aspectos de incentivo ao processo. Também os alunos se interessaram mais pelo conteúdo da disciplina mostrando autonomia e responsabilidade crescente enquanto corresponsáveis pela criação e construção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ángel Aires Borrás, Universidade Federal de São Carlos/Professor Associado

Possui graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial (1997), mestrado em Engenharia de Produção (2000) e doutorado em Engenharia de Produção (2005, com estágio doutoral na Universidad Politécnica de Cartagena - UPCT/Espanha), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professor Associado 4 do Depto. de Engenharia de Produção do campus de Sorocaba da UFSCar. Tem experiência em Engenharia de Produção, atuando principalmente em engenharia da qualidade, coordenação da qualidade em cadeias produtivas, análise da dinâmica de sistemas, desenvolvimento de produto e tecnologia assistiva, educação em engenharia. Integra o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assitiva (NTA) do campus de Sorocaba da UFSCar, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Qualidade (GEPEQ) do campus sede da UFSCar e a rede de pesquisadores do Research Technical Assistance Center (RTAC) da United States Agency for International Development (USAID), administrado pelo National Opinion Research Center (NORC) at the University of Chicago. Atua como revisor de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Endereço postal: UFSCar, Edifício CCGT/DEP-So, Sala 1131, Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, bairro Itinga, CEP 18052-780, Sorocaba/SP. Filiação Institucional: Universidade Federal de São Carlos/Professor Associado. Telefones: +55 (15) 3229-7539; +55 (15) 99800-2686.

Guilherme Jorge Martins Martins Lourenção, Universidade Federal de São Carlos/Estudante de Graduação

Graduando em Engenharia de Produção pelo curso de Engenharia de Produção do campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atuou em atividade de extensão junto ao curso de graduação. É CEO e fundador da Quantum IoT Solutions. Endereço postal: UFSCar, Edifício CCGT/DEP-So, Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, bairro Itinga, CEP 18052-780, Sorocaba/SP.  Afiliação institucional: Universidade Federal de São Carlos/Estudante de Graduação. Telefone: +55 (11) 98186-9975.

Ricardo Coser Mergulhão, Universidade Federal de São Carlos/Professor Associado

Possui graduação em engenharia mecânica e mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Itajubá e doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal de São Carlos. Foi professor (2006-2008) e coordenador de curso da graduação (2007-2008) na Universidade Federal de Ouro Preto - campus João Monlevade. É professor associado na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba, atuando na graduação (2008-atual) e no mestrado em engenharia de produção (2011-atual), sendo que foi vice-coordenador (2011-2013) e coordenador (2013-2015) do programa de pós-graduação em engenharia de produção dessa mesma instituição. Suas especialidades em ensino, pesquisa e extensão são na área de gestão da qualidade em temas relacionados ao seis sigma, medição de desempenho e qualidade em serviços. É autor principal do livro medição de desempenho nos projetos seis sigma e coautor do livro qualidade: gestão e métodos, além de publicar em periódicos e congressos. Endereço postal: UFSCar, Edifício CCGT/DEP-So, Sala 1119, Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, bairro Itinga, CEP 18052-780, Sorocaba/SP.  Afiliação institucional: Universidade Federal de São Carlos/Professor Associado. Telefones: +55 (15) 3229-6015; +55 (15) 3229-8882.

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Aires Borrás, M. Ángel, Martins Lourenção, G. J. M., & Coser Mergulhão, R. (2023). INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36161

Edição

Seção

Artigos