INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA
Palavras-chave:
Ensino Baseado em Casos Reais, Engenharia, Interação Universidade-Empresa, Gestão da QualidadeResumo
O conteúdo de uma disciplina de Gestão da Qualidade nos cursos de Engenharia de Produção tende a ser desenvolvido majoritariamente sem relacionar a teoria com atividades práticas. Para demonstrar que o uso de casos reais pode potencializar o ensino desse conteúdo curricular, desenvolveu-se e experiência relatada neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de um projeto de parceria entre uma empresa da indústria automotiva e uma universidade pública com o propósito de trazer casos de problemas reais relacionados direta ou indiretamente à ementa da disciplina de gestão da qualidade de um bacharelado em Engenharia de Produção. Elaboraram-se casos e treinamentos para serem aplicados em sala de aula, um projeto final que exigiu o trabalho em grupo e constante contato com a empresa para avaliação do avanço do projeto conforme relatórios e cronograma, aulas expositivas com o uso da literatura da subárea de Gestão da Qualidade como base teórica. Com base nesta experiência, cabe-se afirmar que é possível estabelecer com sucesso parcerias universidade-empresa para o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito do ensino de graduação de Engenharia. A empresa mostrou-se disposta à referida parceria com foco na formação de egressos em Engenharia de Produção, sendo que aspectos relacionados a possíveis barreiras quanto ao tempo de execução e resultados esperados foram aspectos de incentivo ao processo. Também os alunos se interessaram mais pelo conteúdo da disciplina mostrando autonomia e responsabilidade crescente enquanto corresponsáveis pela criação e construção de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.