NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISE

Autores

  • Aline Alves Ramos Universidade Federal de Uberlândia
  • Aléxia Pádua Franco Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais

Palavras-chave:

EJA, ensino de História, narrativas audiovisuais, , saberes e práticas docentes

Resumo

Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de Mestrado Profissional, desenvolvida entre
os anos de 2018-2020, que teve como objeto de estudo o ensino de História na Educação de Jovens e
Adultos (EJA). A partir das inquietações acerca da função social da disciplina e suas relações com a vida
humana prática, o texto discute a construção do processo de ensino da História junto aos estudantes
jovens e adultos, e o sentido desta disciplina para sua formação cidadã com base nas experiências e visões
de profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Tendo a História Oral como fio condutor
metodológico, foram realizadas entrevistas com docentes e as análises de suas narrativas foram registradas
em um documentário, cujo processo de produção foi aqui detalhado. Destaca-se a preocupação dos
docents entrevistados pelo desenvolvimento de um ensino de História que contribua para que os
estudantes EJA se reconheçam como protagonistas da história e na produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Alves Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais (MG), Brasil. <alinearamos20@hotmail.com>

Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Português/Inglês e respectivas Literaturas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social - Faculdade de Educação (FACED/UFU). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação (FACED/UFU), na linha de pesquisa "Mídias, Educação e Comunicação". É membro do GEPEGH (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia) e do GTECOM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias, Comunicação e Educação).

Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais (MG), Brasil. alexia@ufu.br

 

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU), MG, Brasil, desde 2012. Docente nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial e à distância, e de Jornalismo. Professora Permanente do PPGED/UFU (Programa de Pós-Graduação em Educação) desde 2013 e orientadora de Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa "Saberes e Práticas Educativas". Professora do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UFU desde 2020 e orientadora de pesquisas na linha Saberes históricos no espaço escolar. Foi professora permanente do Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Comunicação e Educação (PPGCE, FACED/UFU), na linha de Mídias, Educação e Comunicação, entre 2017-2020. É membro do GEPEGH (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia) e do GTECOM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias, Comunicação e Educação). Coordenadora dos Cursos de Formação de Professores e Tutores para atuar em cursos e disciplinas na modalidade EaD no Centro de Educação à Distância da UFU (CEaD/UFU), desde 2012. Está coordenadora do GT de Comunicação e Educação da ANPED Regional CO (2018-2022), membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH - 2019-2021). Foi Coordenadora Geral Adjunta da UFU junto a Universidade Aberta do Brasil (2016-2020), Coordenadora Pró Tempore do Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Comunicação e Educação - PPGCE/FACED UFU (2020). Participou das Comissões de Avaliação do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), área de História, de 2008 a 2020, atuando como coordenadora pedagógica do PNLD História 2020. Foi membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Educação e Filosofia (A2), de 2015 a 2018. Participa, desde 2021, do Conselho Editorial do periódico Ensino em Revista (A3). É membro do Conselho Editorial da Revista História Hoje da Associação Brasileira de História (ANPUH) na gestão 2021-2023. Faz parte da equipe do Observatório de Ensino de História e Geografia - https://observatoriogeohistoria.net.br/sobre/ e do Portal do Bicentenário - https://portaldobicentenario.org.br/. Integra equipe de pesquisadores de dois projetos interinstituicionais: 1) Projeto Residente: Jovens, HIstória e Política na América Latina coordenado pelo Prof. Luis Fernando Cerri (UEPG) e desenvolvido por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e América Latina (2017- ); 2) Histórias de vidas e memórias de pesquisadoras/es do campo do ensino de história desenvolvido por grupo de pesquisadores associados da ABEH - Associação Brasileira de Pesquisadores em Ensino de História (2019-). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Pós doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG (2021/2022), na linha de História da Educação. Atuou 20 anos como professora de História da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), entre 1992 e 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e em Educação à Distância, desenvolvendo pesquisas sobre ensino de História, cultura digital, tecnologias digitais de comunicação e informação, mídias, diversidade cultural, direitos humanos, materiais didáticos, artefatos culturais, em suas interfaces.

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Aline Alves Ramos, & Aléxia Pádua Franco. (2023). NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISE. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36338

Edição

Seção

Artigos