NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISE
Palavras-chave:
EJA, ensino de História, narrativas audiovisuais, , saberes e práticas docentesResumo
Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de Mestrado Profissional, desenvolvida entre
os anos de 2018-2020, que teve como objeto de estudo o ensino de História na Educação de Jovens e
Adultos (EJA). A partir das inquietações acerca da função social da disciplina e suas relações com a vida
humana prática, o texto discute a construção do processo de ensino da História junto aos estudantes
jovens e adultos, e o sentido desta disciplina para sua formação cidadã com base nas experiências e visões
de profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Tendo a História Oral como fio condutor
metodológico, foram realizadas entrevistas com docentes e as análises de suas narrativas foram registradas
em um documentário, cujo processo de produção foi aqui detalhado. Destaca-se a preocupação dos
docents entrevistados pelo desenvolvimento de um ensino de História que contribua para que os
estudantes EJA se reconheçam como protagonistas da história e na produção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.