NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ANÁLISE
Palavras-chave:
EJA, ensino de História, narrativas audiovisuais, , saberes e práticas docentesResumo
Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de Mestrado Profissional, desenvolvida entre
os anos de 2018-2020, que teve como objeto de estudo o ensino de História na Educação de Jovens e
Adultos (EJA). A partir das inquietações acerca da função social da disciplina e suas relações com a vida
humana prática, o texto discute a construção do processo de ensino da História junto aos estudantes
jovens e adultos, e o sentido desta disciplina para sua formação cidadã com base nas experiências e visões
de profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Tendo a História Oral como fio condutor
metodológico, foram realizadas entrevistas com docentes e as análises de suas narrativas foram registradas
em um documentário, cujo processo de produção foi aqui detalhado. Destaca-se a preocupação dos
docents entrevistados pelo desenvolvimento de um ensino de História que contribua para que os
estudantes EJA se reconheçam como protagonistas da história e na produção do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.