Habilidades Cognitivas Preditoras do Desempenho Aritmético de Crianças de 3º e 4º anos

Autores

  • Camila Peres Nogues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fábio dos Santos Jardim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elielson Magalhães Lima Universidade Estadual de Alagoas
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

habilidades preditoras, desempenho aritmético, transcodificação numérica, raciocínio quantitativo, consciência fonêmica

Resumo

Este estudo se propõe a identificar habilidades cognitivas, de domínio geral e específico, como preditoras do desempenho aritmético de 127 alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Os participantes foram avaliados nas habilidades de memória de trabalho, consciência fonêmica, compreensão leitora, transcodificação numérica, estimativa numérica e raciocínio quantitativo. Essas habilidades cognitivas foram avaliadas em dois momentos, no início e no final do ano letivo, sendo nesse segundo momento também avaliado o desempenho aritmético dos estudantes. Os resultados indicaram uma influência direta especificamente da transcodificação numérica, do raciocínio quantitativo e da consciência fonêmica no desempenho aritmético. Além disso, os achados mostraram que a transcodificação numérica é uma habilidade mediadora da relação das habilidades de raciocínio quantitativo e consciência fonêmica com a habilidade aritmética. Com isso, ressalta-se a importância de habilidades de domínio geral e específico para o desempenho aritmético dos estudantes. Destaca-se também a priorização do ensino pautado na compreensão do sistema numérico e das relações entre quantidades (raciocínio quantitativo) para a aprendizagem aritmética, bem como para a prevenção de dificuldades matemáticas futuras.

Biografia do Autor

  • Camila Peres Nogues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra em Educação pela UFRGS, Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Licenciada em Matemática pela UFRGS. Professora no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Endereço postal: Rua Chile, 739/402, Bairro Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, Brasil. CEP: 90670-140. Contato: (+55 51) 994619162.

  • Fábio dos Santos Jardim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduando em Estatística e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Matemática do Col´égio Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil. Endereço postal: Rua Paes de Andrade, 165/201, Bairro Menino Deus, Porto Alegre - RS. CEP: 90160-230. Contato: (+55 51) 993278920.

  • Elielson Magalhães Lima, Universidade Estadual de Alagoas

    Formou-se em Matemática na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), fez Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está cursando Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor Assistente da UNEAL, atuando na graduação de Matemática e professor de matemática da Educação Básica no município de Arapiraca-AL. Endereço postal: Rua Alfredo Ribeiro Wercelens, 22, Brasiliana, Arapiraca - AL, Brasil, CEP: 57310-522. Contato: (+55 82) 999728398.

  • Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Formou-se em Pedagogia e fez Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), e realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade de Oxford, no Reino Unido, nos anos de 2009 e 2014. É professora titular da UFRGS, atuando no curso de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Endereço postal: Av. Paulo Gama, s/n, Prédio 12201/FACED, Programa de Pós-Graduação em Educação, 7º andar, sala 718. CEP: 90046-900. Contato: (+55 51) 999990362.

Publicado

2023-08-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Habilidades Cognitivas Preditoras do Desempenho Aritmético de Crianças de 3º e 4º anos. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36538

Artigos Semelhantes

1-10 de 15

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.