REGULAÇÃO POR RESULTADOS E RECONFIGURAÇÕES EM ARRANJOS INSTITUCIONAIS ENDEREÇADOS AO GOVERNO DEMOCRÁTICO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Elica Bearzi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

educação pública, regulação por resultados, gestão democrática, participação e controle social, accountability

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar, no contexto de uma crescente implantação de medidas de accountability na educação básica identificadas com políticas de regulação por resultados, possíveis reconfigurações de arranjos institucionais destinados a responder pelo governo democrático da educação pública, em termos de participação e controle social. Com base em pesquisa documental, o processo de investigação, incidente em duas capitais brasileiras – Fortaleza (CE) e Palmas (TO) –, compreendeu o levantamento e exame de documentos alvos, sistematização das diretrizes e condições para o governo democrático da educação básica pública e de medidas sintonizadas com políticas de regulação por resultados, levadas a efeito a partir dos anos 2000. Se, por um lado, conclui que o conjunto de alterações processadas em cada capital possibilita reunir indícios de algum favorecimento das condições institucionais de participação e controle social, por outro, destaca que o sugerido potencial dessas alterações parece perder expressividade diante de um quadro político-institucional que sobreleva medidas identificadas com políticas de regulação por resultados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pós-doutor pela Universidade do Minho. Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado em Educação na Amazônia/Educanorte).

  • Ana Elica Bearzi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Estudante do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista PIBIC/CNPq.

Publicado

20-03-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
REGULAÇÃO POR RESULTADOS E RECONFIGURAÇÕES EM ARRANJOS INSTITUCIONAIS ENDEREÇADOS AO GOVERNO DEMOCRÁTICO DA EDUCAÇÃO. edur [Internet]. 20º de março de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];39(39). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36571