INDICADORES DA TERCEIRA MISSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS PARA MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES PARA A SOCIEDADE

Autores

  • Fabiana Edier Dassoler Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cristina Trierweiller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Helio Aisenberg Ferenhof Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cristina Konrath Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Ligia Vincenzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

terceira missão, universidades, indicadores ou KPI

Resumo

A terceira missão universitária está em constante mudança na tentativa de acompanhar as demandas sociais, econômicas e culturais. Mensurar as atividades da universidade e compartilhar com a sociedade é atender os princípios da governança, como transparência, prestação de contas e responsabilidade. Este artigo objetiva identificar possíveis indicadores da terceira missão universitária e os principais conceitos e constructos relacionados ao tema.  Desenvolveu-se uma revisão sistemática de literatura (RSL) e da análise bibliométrica, por meio do método Systematic Search Flow (SSF). Conclui-se que, mensurar as atividades da terceira missão universitária e seus impactos sociais, apesar de todos os esforços acadêmicos e governamentais, não é uma tarefa fácil. A dificuldade está nas múltiplas atividades e interpretações do que é a terceira missão, porém, como resultado da pesquisa, será apresentado  os principais indicadores que abarcam o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Edier Dassoler, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000),  Especialização em Gestão Empresarial pela Univali (2008) e Mestranda do PPG Métodos e Gestão em Avaliação/UFSC. Atualmente é assistente administrativo na Universidade Federal de Santa Catarina .

Andréa Cristina Trierweiller, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, lotada na Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA).

Helio Aisenberg Ferenhof, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção - PPGEP - UFSC (2015). Especialista em Didática da Educação Superior - SENAC/SC (2012). Mestre em Gestão do Conhecimento - PPGEGC - UFSC (2011). 

Andréa Cristina Konrath, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Informática e Estatística. Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).

Silvana Ligia Vincenzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio, atuando na linha de pesquisa Tecnologias computacionais aplicadas a produção agrícola - UTFPR/MD e professora do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação - UFSC. Doutora pela  Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia de Produção. 

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Dassoler, F. E., Trierweiller, A. C. ., Ferenhof, H. A., Konrath, A. C. ., & Vincenzi, S. L. . (2023). INDICADORES DA TERCEIRA MISSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS PARA MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES PARA A SOCIEDADE . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36619

Edição

Seção

Artigos