LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS:

O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Autores

  • Miriam Retorta Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-4891-5659
  • Ana Valéria Bisetto Bork Gödke Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabiana Vanessa Achy de Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jacqueline Andreucci Lindstron Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Evellyn Gasparello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Caroline Dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Thais Watanabe Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Letramentos científicos, Escrita acadêmica na universidade

Resumo

O presente trabalho faz parte do projeto Ações de Didatização de Gêneros em prol do Letramento Acadêmico (2019-2022), uma pesquisa de natureza colaborativa entre quatro universidades públicas do estado do Paraná. Nosso estudo objetiva descrever ações de Letramentos Acadêmico-científicos nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná por meio de um mapeamento das ementas dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia no Câmpus Curitiba. Para as análises, recorremos ao método misto sequencial exploratório (TASHAKKORI; CRESWELL, 2007), com procedimentos de análises interpretativas, dedutivas e indutivas, considerando particularidades contextuais dos respectivos cursos. Em uma primeira etapa, construímos um inventário com palavras-chave com base nas concepções de letramentos profissional, acadêmico e científico. Na sequência, realizamos a análise das ementas à luz das teorias e dos modelos de Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; FIAD, 2011) denominados habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. Os resultados apontam que poucas são as disciplinas que propõem o ensino de gêneros de texto e, dentre as apresentadas, estas limitam-se ao ensino com foco nas habilidades de estudo e na socialização acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Retorta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Linguística Aplica (área de concentração Avaliação)
pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora no curso de Licenciatura em Letras Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua no Departamento Acadêmico de
Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Tecnologia, Formação de Professores e Letras. Trabalha com pesquisas nas áreas de avaliação em Línguas, inclusão escolar/social, letramento digital, letramentos móveis e muiltiletramentos para deficientes visuais.
Também concentra estudos em Letramentos de Avaliação, Letramentos Acadêmicos e Formação de Professores.

Ana Valéria Bisetto Bork Gödke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ana Valéria Bisetto Bork Gödke é formada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988). Tem mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2005) e é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É professora titular de língua inglesa do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba. Seus interesses de investigação englobam o ensino e aprendizagem de língua inglesa, estudo de gêneros, formação inicial de professores, escrita acadêmica.

Fabiana Vanessa Achy de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Fabiana Vanessa Achy de Almeida é professora adjunta da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba. É Doutora em Inglês - Estudos da Linguagem  pela UFSC - PPGI (Programa de Pós-Graduação em Inglês). Fez seu Doutorado-sanduíche (PDSE - CAPES) em Boston (MA, EU), pela Harvard Medical School - Massachusetts General Hospital - Institute of Health Professions (MGH-IHP). Possui Mestrado em Letras - Inglês e Literatura Correspondente também pela PPGI - UFSC e graduação em Letras - Português e Inglês pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Entre seus interesses de pesquisa e atuação estão os processos de aquisição de uma segunda língua, principalmente os processos cognitivos e metacognitivos, e as dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Também interessa-se em como tais fatores impactam a formação de professores, em especial , as práticas de letramento.

Jacqueline Andreucci Lindstron, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em História  (1988), graduação em Letras Inglês  (1993) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) onde atua no ensino de Língua Inglesa e Prática de Ensino de Língua Inglesa.  Atua desde 2017 como coordenadora pedagógica de inglês do Idiomas Sem Fronteiras da UTFPR e como coordenadora geral do atual Rede Andifes ISF.

Evellyn Gasparello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Evellyn Gasparello é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba. Participou como bolsista de iniciação científica no projeto "Letramentos Acadêmicos no ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná" e  atualmente, é bolsista em iniciação científica pela mesma instituição no projeto "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos".

Caroline Dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Caroline dos Santos é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba. Possui experiência na área de ensino de inglês como Língua Estrangeira pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Participou como bolsista voluntária de iniciação científica no projeto "Letramentos Acadêmicos no ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná". Atualmente, é bolsista no projeto "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos"(LILA)

Thais Watanabe, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Thais Watanabe é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba. Participou como bolsista do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) pela mesma instituição no projeto "Letramentos Acadêmicos no ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná”.

Publicado

2023-03-02

Como Citar

Retorta, M., Gödke, A. V. B. B., de Almeida, F. V. A., Lindstron, J. A., Gasparello, E., Dos Santos, C., & Watanabe, T. (2023). LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS: : O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36627

Edição

Seção

Artigos