DEVIR UM CORPO VAGANDO: A EDUCAÇÃO E O CORPO NO PENSAMENTO DE TIM INGOLD

Autores

  • Santiago Pich EED/PPGE/CED/UFSC

Palavras-chave:

Educação, Corpo, Antropologia, Percepção, Ingold.

Resumo

O artigo trata do lugar do corpo e da educação no pensamento do antropólogo escocês Timothy Ingold. Apresentamos os principais pressupostos metateóricos do autor, destacando aqueles que são vetores centrais de nossa argumentação: os pares natureza-cultura, corpo-mente e animalidade-humanidade. O pensamento de Ingold é uma aposta numa formação humana referenciada no devir, entendida como uma inserção singular numa tradição que está sempre situada no plano da historicidade e da imanência, que não tem um sentido pré-definido, mas antes se constitui na errância, a partir de uma relação de atenção e percepção do mundo mediada pelos demais que já nele estão presentes. O corpo é concebido como uma dimensão constitutiva do ser humano, sem a qual não é possível compreender o modo de ser-ser-com-os-outros no mundo. Nele as potencialidades humanas são realizadas, sendo que a atenção e a percepção cruciais. Ao problematizar os desdobramentos desse pensamento para a formação humana e a educação corporal, encontramos poderosas ferramentas conceituais para criticar a tradição moderna da educação, bem como para vislumbrar outra forma de conceber a formação humana e a educação corporal, que não são entendidas como mera transmissão de saberes com os quais se opera logicamente, nem como a formação de um corpo material que deve funcionar da melhor maneira possível, mas concebida como a transmissão de uma forma singular de percepção e (re) criação do mundo e como instância de criação de caminhos vagando, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Santiago Pich, EED/PPGE/CED/UFSC

Titulação: Licenciado em Educação Física (IPEF/UPC) - Argentina Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/CEFD/UFSM) Doutor em Ciências Humanas (PPICH/CFH/UFSC)   Lotação/Atuação Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC) Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC)

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Pich, S. (2023). DEVIR UM CORPO VAGANDO: A EDUCAÇÃO E O CORPO NO PENSAMENTO DE TIM INGOLD. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37276

Edição

Seção

Artigos