IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE LOUIS ALTHUSSER
Palavras-chave:
Ideologia, Aparelho Ideológico, Subjetivação e EducaçãoResumo
Abordar a ideologia exige a capacidade de adentrar diferentes perspectivas contemporâneas
dessa temática, visto que este fenômeno adquire configurações crescentemente mais complexas
atualmente. Escolhemos o filósofo esloveno Slavoj Žižek como articulador da miríade de conceitos sobre
a ideologia e, tomamos por fundamento a teoria de Althusser e seus conceitos de Ideologia e Aparelhos
Ideológicos de Estado. Ao tensionar reflexivamente os conceitos visualizamos como a ideologia atua,
quais seus elementos fulcrais. Para tanto, dentro da tradição filosófica, aproximamos a perspectiva do
aparelho de Althusser, aos conceitos de positividade de Hegel, dispositivo de Foucault e Agamben e
“grande Outro” de Lacan, como mecanismos de controle e alienação do sujeito. Desse modo,
compreenderemos melhor a crítica ao “Aparelho Ideológico Escolar” e seus desdobramentos no que diz
respeito à educação brasileira. Nesse sentindo, percebemos também os limites do pensamento de
Althusser, no que se refere ao processo de subjetivação e dessubjetivação, e de como o processo de
educação é atravessado por variados fenômenos e acontecimentos, uma vez que pode estar em
permanente transformação, pois nunca é completo, como o sujeito também nunca é.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.