MENSAGENS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA DIMENSÃO INTERACIONAL
Palavras-chave:
Mensagens, texto, materiais curriculares educativosResumo
O objetivo deste artigo foi identificar e caracterizar as variações na mensagem que ocorrem
na dimensão interacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada nos textos dos
materiais curriculares educativos. Utilizamos o método qualitativo e a análise documental como
procedimento. A teoria de Basil Bernstein foi o referencial teórico-metodológico, em especial, utilizamos
o conceito de enquadramento no estudo. Os resultados obtidos indicaram que é perceptível a explicitação
dos conteúdos de Geometria e Álgebra, no que se refere ao que ensinar e ao como ensinar, o uso sequenciado
reprodutivo da tarefa matemática. Também com base nos resultados, identificamos que a mensagem em textos
de materiais curriculares educativos caracteriza um forte controle do(a) professor(a) em relação às regras
discursivas, seleção, sequenciamento, ritmagem e critérios de avaliação. Houve uma variação na
intensidade do controle, quando professores e estudantes compartilharam a resolução da tarefa
matemática. Além disso, o(a) professor(a) proporcionou uma comunicação aberta e um engajamento
maior aos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem.
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