A COMPETÊNCIA DOCENTE E SUA COMPLEXIDADE DE CONCEITUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • THAIS BASEM MENDES CORREA BASTOS Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • CLODIS BOSCARIOLI Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

competência docente, conceito, profissão docente

Resumo

A definição de competência docente traz consigo uma carga social, política e cultural que
muitas vezes vai de encontro a alguns conceitos educacionais, e por este motivo o termo “competência
docente” é ainda muito discutido. A relevância atual dessa discussão pode ser explicitada quando
observamos que as políticas públicas brasileiras utilizam o termo como embasamento para as diretrizes
de formação de professores do ensino básico, sem uma consulta pública mais abrangente. Este artigo
tem, portanto, como objetivo, apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura, buscando
visões, caracterizações e construções deste conceito, aprofundando sua discussão de forma democrática
e oferecendo uma reconstrução desse mesmo conceito direcionada e específica à profissão docente.
Foram realizadas, em bases de dados nacionais e internacionais, pesquisas de artigos, dissertações e teses,
que foram analisados sob dois aspectos; em primeiro lugar, uma análise crítica, buscando os diversos
vieses, concordâncias e discordâncias, bem como a apresentação de classificações de competências que
organizam e trazem um enfoque prático e direcionado à profissão docente. Em segundo lugar, uma
análise de Corpus Textual com o uso do software Iramuteq identificando que palavras tais como
Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Capacidade, Recurso, Experiência e Ação, dentre outras, no
campo das construções analisadas, têm relação com o conceito investigado. Finalmente, é apresentada
uma proposta de consolidação e reconstrução do conceito de competência docente.

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Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos