CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS EVIDENCIADOS EM ESTUDOS DE AULA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES

Autores

  • ADRIANA RICHIT Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • JOÃO PEDRO DA PONTE Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, Portugal.

Palavras-chave:

Conhecimento profissional docente, Estudos de aula, Ensino básico, Desenvolvimento profissional de professor, Didática da Matemática

Resumo

O artigo identifica os conhecimentos profissionais evidenciados
por professores do ensino básico de escolas públicas de Lisboa participantes
em estudos de aula. A investigação, qualitativa e interpretativa, baseou-se em
entrevistas semiestruturadas a sete professores, sendo feita uma análise de
conteúdo dos seus depoimentos. Os resultados evidenciam que os estudos de
aula mobilizaram conhecimentos profissionais de matemática e de didática
da matemática. Relativamente à matemática, os professores destacaram que
o estudo de aula favoreceu o aprofundamento dos conhecimentos sobre os
tópicos abordados a partir da ênfase nas suas propriedades matemáticas.
Acerca da didática da matemática, consideraram que os estudos de aula
levaram-nos a valorizar o planejamento da aula, a desenvolver a capacidade
de analisar e elaborar tarefas matemáticas exploratórias e de promover a
comunicação das ideias matemáticas na sala de aula. Consideraram, também,
ter desenvolvido a capacidade de identificar os modos de pensar e processos
de raciocínio dos alunos e perceber suas dificuldades matemáticas.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

RICHIT, A., & DA PONTE, J. P. . (2020). CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS EVIDENCIADOS EM ESTUDOS DE AULA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37508

Edição

Seção

Artigos