ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO

Autores

  • BÁRBARA AMARAL MARTINS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • MIGUEL CLAUDIO MORIEL CHACON Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP
  • LEANDRO DA SILVA ALMEIDA Universidade do Minho (UMinho)

Palavras-chave:

Educação especial, formação docente, altas habilidades, superdotação

Resumo

Considerando-se a importância dos professores na identificação e estímulo dos estudantes
com altas habilidades/superdotação (AH/SD), propomos investigar e comparar a estrutura e
possibilidades da formação docente sobre esta temática no curso de Pedagogia da UNESP, Campus de
Marília, no Brasil e o curso de Licenciatura em Educação Básica acrescido dos Mestrados em Ensino da
UMinho, Campus de Gualtar, em Portugal. Os objetivos específicos são: investigar o conhecimento dos
estudantes sobre AH/SD; analisar a relação de projetos de pesquisa e extensão com a formação de
professores; verificar o acervo de produções sobre AH/SD dos campi. Os dados foram coletados por
meio de entrevistas e consulta às bases de documentação. A produção e aquisição de materiais
bibliográficos, a maneira como o assunto é abordado nas disciplinas e a possibilidade de participar de
projetos de pesquisa e extensão tem relação direta com o envolvimento científico dos docentes dos cursos
com as AH/SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

AMARAL MARTINS, B. ., MORIEL CHACON, M. C. ., & DA SILVA ALMEIDA, L. . (2020). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37563

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.