ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO
Palavras-chave:
Educação especial, formação docente, altas habilidades, superdotaçãoResumo
Considerando-se a importância dos professores na identificação e estímulo dos estudantes
com altas habilidades/superdotação (AH/SD), propomos investigar e comparar a estrutura e
possibilidades da formação docente sobre esta temática no curso de Pedagogia da UNESP, Campus de
Marília, no Brasil e o curso de Licenciatura em Educação Básica acrescido dos Mestrados em Ensino da
UMinho, Campus de Gualtar, em Portugal. Os objetivos específicos são: investigar o conhecimento dos
estudantes sobre AH/SD; analisar a relação de projetos de pesquisa e extensão com a formação de
professores; verificar o acervo de produções sobre AH/SD dos campi. Os dados foram coletados por
meio de entrevistas e consulta às bases de documentação. A produção e aquisição de materiais
bibliográficos, a maneira como o assunto é abordado nas disciplinas e a possibilidade de participar de
projetos de pesquisa e extensão tem relação direta com o envolvimento científico dos docentes dos cursos
com as AH/SD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.