ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO

Autores

  • BÁRBARA AMARAL MARTINS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • MIGUEL CLAUDIO MORIEL CHACON Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP
  • LEANDRO DA SILVA ALMEIDA Universidade do Minho (UMinho)

Palavras-chave:

Educação especial, formação docente, altas habilidades, superdotação

Resumo

Considerando-se a importância dos professores na identificação e estímulo dos estudantes
com altas habilidades/superdotação (AH/SD), propomos investigar e comparar a estrutura e
possibilidades da formação docente sobre esta temática no curso de Pedagogia da UNESP, Campus de
Marília, no Brasil e o curso de Licenciatura em Educação Básica acrescido dos Mestrados em Ensino da
UMinho, Campus de Gualtar, em Portugal. Os objetivos específicos são: investigar o conhecimento dos
estudantes sobre AH/SD; analisar a relação de projetos de pesquisa e extensão com a formação de
professores; verificar o acervo de produções sobre AH/SD dos campi. Os dados foram coletados por
meio de entrevistas e consulta às bases de documentação. A produção e aquisição de materiais
bibliográficos, a maneira como o assunto é abordado nas disciplinas e a possibilidade de participar de
projetos de pesquisa e extensão tem relação direta com o envolvimento científico dos docentes dos cursos
com as AH/SD.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CASOS DA UNESP E DA UMINHO. (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37563

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