A FORMAÇÃO DE FUTUR@S PROFESSOR@S DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

  • CAMILA MIDORI TAKEMOTO VASCONCELOS UNESP/Rio Claro. Rio Claro-SP/Brasil
  • LÍLIAN APARECIDA FERREIRA UNESP/Bauru; Bauru-SP/Brasil

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Formação Inicial, Educação Física

Resumo

A formação inicial pode contribuir para a superação/minimização dos estereótipos e
preconceitos existentes, possibilitando a construção de um olhar atento por parte de futur@s
professor@s de Educação Física. Para isso, o comportamento docente precisa incentivar a
reflexão e ação d@s estudantes sobre as questões de gênero e sexualidade, durante sua formação
inicial, bem como zelar pela promoção da equidade. Partindo dessa preocupação, os objetivos do
presente artigo são identificar e analisar as percepções de graduand@s de um curso de formação
inicial de professor@s de Educação Física sobre as temáticas “gênero” e “sexualidade”. Por
intermédio de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo exploratório, foram
entrevistad@s 12 licenciand@s do referido curso. A partir dos resultados obtidos, foi possível
observar que, embora @s graduand@s tenham apresentado algum contato com tais temáticas na
educação básica e na graduação, elas apontaram fragilidades conceituais e a falta de articulação
entre a teoria e a prática dessas temáticas ao longo do curso.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

MIDORI TAKEMOTO VASCONCELOS, C. ., & FERREIRA, L. A. (2020). A FORMAÇÃO DE FUTUR@S PROFESSOR@S DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37564

Edição

Seção

Artigos