A FORMAÇÃO DE FUTUR@S PROFESSOR@S DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Formação Inicial, Educação FísicaResumo
A formação inicial pode contribuir para a superação/minimização dos estereótipos e
preconceitos existentes, possibilitando a construção de um olhar atento por parte de futur@s
professor@s de Educação Física. Para isso, o comportamento docente precisa incentivar a
reflexão e ação d@s estudantes sobre as questões de gênero e sexualidade, durante sua formação
inicial, bem como zelar pela promoção da equidade. Partindo dessa preocupação, os objetivos do
presente artigo são identificar e analisar as percepções de graduand@s de um curso de formação
inicial de professor@s de Educação Física sobre as temáticas “gênero” e “sexualidade”. Por
intermédio de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo exploratório, foram
entrevistad@s 12 licenciand@s do referido curso. A partir dos resultados obtidos, foi possível
observar que, embora @s graduand@s tenham apresentado algum contato com tais temáticas na
educação básica e na graduação, elas apontaram fragilidades conceituais e a falta de articulação
entre a teoria e a prática dessas temáticas ao longo do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.